http://www.facebook.com/

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Espalha fatos, por Sérgio Lessa.

Divisão do Bolo

No 1º turno Wagner Freitas, Jovino, Alan Neto, Ederaldo Batista e Joel Paradella obtiveram juntos 119.923 votos. No 2º turno, deste total, Almeida conseguiu 60.374 votos (50,34%) e Carlos Roberto 54.706 (45,61%). Os 4.843 eleitores (4,03%) restantes preferiram não transferir seus votos nem para o petista e nem para o tucano. 

Fiéis da balança 
Após a análise dos resultados deste 2º turno conclui-se que Sebastião Almeida venceu a eleição graças a ajuda de todos os aliados e não ao trabalho exclusivo de sua militância. Com 17 partidos ao seu lado, o PT obteve 121.638 votos a mais que o PSDB que tinha somente 5 siglas aliadas. Prêmio de consolação 

Mesmo com a derrota no último domingo, Carlos Roberto deverá figurar por mais algum tempo no cenário político. De acordo com sua assessoria, o tucano assume em janeiro uma cadeira na Câmara Federal, já que Dimas Ramallho (PPS) foi nomeado no TCE e Alberto Mourão (PSDB) foi eleito prefeito em Praia Grande. 

Sucessão 
O deputado estadual Alencar Santana provavelmente será o candidato natural do PT em 2016. Nos últimos anos, Eloi Pietá e Almeida foram eleitos vereadores, deputados estaduais e posteriormente prefeitos. Para Alencar, basta então se reeleger deputado em 2014 que estará literalmente no jogo. 

Adversários 
Quem quiser se credenciar para enfrentar o PT nas próximas eleições municipais terá de se eleger em 2014. Dizem que Carlos Roberto e Jovino cairão na Lei da Ficha Limpa, abrindo espaço para Wagner Freitas e Alan Neto. Comendo pelas beiradas, Eduardo Soltur é outro nome bastante forte. 

Salve Pedro 
São Pedro foi bastante generoso com o povo guarulhense. Se a chuva torrencial que caiu no segundo turno, tivesse caído no primeiro, certamente o município estaria submerso. Ainda bem que a quantidade de papel com propagandas de candidatos jogada no chão no último domingo foi infinitamente inferior que no dia 7. 

Virou mania 
A página do Guarulhos Hoje no Facebook está bombando. O espaço virtual obteve recentemente grande destaque graças à cobertura das últimas eleições. Seu pico chegou a 256.745 pessoas alcançadas. Além disso, diariamente as notícias são publicadas em tempo real e a versão digital do jornal impresso é acessada com um simples clique. Para participar você só tem que curtir.

Guarulhos tem maior número de votos em branco do país.

GUARULHOSWEB

Em comparação com o segundo turno das eleições de 2008, o número de votos brancos e nulos em Guarulhos praticamente dobrou, enquanto o eleitorado avançou pouco mais de 10% no mesmo período.

Em 2008, o colégio eleitoral em Guarulhos era de 746.302 eleitores. Naquele segundo turno quando, a exemplo de 2012, Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB) se enfrentaram, a cidade teve 23.558 votos em branco, o que representou 3% do total. Desta vez, em um colégio de 825 mil eleitores, foram 42.655 votos em branco, ou seja, 6,55%, o maior índice registrado no Brasil.

Os votos nulos no segundo turno de 2008 totalizaram 37.306, ou 5% do total. Desta vez, foram 65.788 nulos, o que representou 9,74% do total de eleitores do município. Quatro anos atrás as abstenções chegaram a 120.044 (16%). Agora foram 150.438 que não foram às urnas (18,22%).

Almeida foi eleito com 344. 238 votos - 60,73% dos válidos, contra 222.600 de Carlos Roberto (39,27%).
No Brasil todo, a média de votos brancos e nulos do Brasil foi de 9,8%, o maior desde 1996, quando foram realizadas as primeiras eleições informatizadas do país. Em todo o país, 3,25% dos eleitores votaram em branco e 6,6% anularam seus votos. No primeiro turno, o índice foi de 11,1%.

A cidade com maior porcentual de votos nulos foi Petrópolis (RJ), com 12,48%. Já a cidade com maior número de votos em branco foi Guarulhos, na grande São Paulo, com 6,32%. A Justiça Eleitoral desconsidera esses votos na definição dos resultados, que é feita apenas com os votos válidos.

Entre os segundos turnos, o maior índice era de 1996, com 1,7% de votos em branco e 7,5% de votos nulos, num total de 9,2%. Já o percentual de abstenção é o segundo maior da história dos segundos turnos do Brasil. Neste domingo, 19,11% dos eleitores do país não compareceram às urnas.

O índice de ausentes nas urnas preocupou a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, que disse na noite de ontem que a Justiça Eleitoral e especialistas deverão analisar meios mais "eficazes" de convidar o eleitor a votar.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Espalha fatos, por Sérgio Lessa.


Vapt-vupt
A TV Globo mostrou ontem durante o SPTV, os prefeituráveis guarulhenses nesta reta final da eleição. Focada nos problemas de infra-estrutura, a reportagem abordou a falta de saneamento básico na cidade onde 82% do esgoto é coletado e 35% tratado. Almeida e Carlos Roberto falaram somente por cerca de 30 segundos cada.
Vergonha
O setor de almoxarifado da Secretaria Municipal de Habitação foi despejado do imóvel onde estava instalado, devido a falta de pagamento dos aluguéis. Na última quarta-feira um oficial de justiça entregou a intimação que dava um prazo de 48 horas para o esvaziamento do local. A mudança foi feita ontem.
Finalmente
Termina hoje a divulgação da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Além disso, hoje também é o último dia para a divulgação paga na imprensa escrita de anúncios dos candidatos. Amanhã termina a divulgação da campanha por meio de alto-falantes e carro de som, além da distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata ou passeata.
Odiado
Aos poucos, o secretário de Transporte e Trânsito, Atílio Pereira está matando a categoria dos micreiros na cidade. A morte seria por asfixia, já que o gaúcho-campineiro está aproveitando o período eleitoral para implantar linhas diretas para o Centro, vindas do São João e do Pimentas. Esses trajetos, considerados filé para os alimentadores, tiveram uma diminuição significativa de passageiros.
Me engana que eu gosto
Como num passe de mágica, Jovino Cândido, 4º colocado nas eleições deste ano, não foi mais visto pela cidade depois da apuração dos resultados do 1º turno. Apesar de enviar interlocutores para dizer à Imprensa que o PV apoia o partido da oposição, ficou claro que o ex-prefeito não quis nem sair na foto ao lado de Carlos Roberto, já que o suposto problema nas cordas vocais não atrapalharia o registro. Dizem nos bastidores que sua atitude atende diretamente ao pedido do melhor amigo de Almeida.
Repercussão
Após a publicação da informação de que a funcionária do SAAE e suplente de vereadora Creuza Farias (PSC) havia recebido este mês dois salários, um pela autarquia e outro pela Câmara Municipal, a assessoria de imprensa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto esclareceu que o pagamento dos vencimentos foi feito à servidora pela proporcionalidade, ou seja, de acordo com os dias trabalhados.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Espalha fatos, por Sérgio Lessa.


Deu certo
O governo se utilizou de uma tática bem interessante para evitar a eleição como vereador do presidente do Sindilotação, Cícero Mossoró (PSDB). Bem discretamente, ajudou o petista Alemão do Transporte em sua campanha, que atuou como um tipo de arma secreta do secretário Atílio para desbancar o tucano, ex-aliado. Alemão é presidente da Cooper Trans Guaru e obteve 1.900 votos.

Pedra no sapato
De qualquer maneira, a não eleição de nenhum integrante do antigo transporte alternativo evidencia o racha e a desunião da categoria existente desde os primórdios. Cada liderança fala determinada língua numa verdadeira Torre de Babel. Seja lá qual for o prefeito eleito no próximo dia 28, a situação desses trabalhadores terá de ser revista, uma vez que o setor ainda está bastante bagunçado.

Tudo por nada
O ex-presidente do PPS, Adalmir Abreu, que ajudou a desmontar o partido devido a problemas pessoais com o atual presidente e vereador Dr. Ricardo Rui, obteve 2.090 votos nesta eleição pela coligação PTdoB/PRTB. Com o resultado ficou apenas na terceira suplência. Portanto todo trabalho de desconstrução orquestrado por ele no PPS, particularmente acabou sendo em vão, já que no final não conquistou a tão sonhada cadeira.

Valeu a pena?
Além disso, Adalmir viu Ricardo Rui conquistar 2.782 votos, 692 a mais do que ele, confirmando que o médico, queira ou não, ainda possui uma liderança maior do que a sua. O pior de tudo é que depois dos fatos, o ex-presidente do PPS ficou queimado com toda a cúpula socialista municipal, estadual e nacional, pois a debandada promovida por ele tirou a cadeira do partido que a vinha mantendo há dois mandatos. Adalmir chegou a ser assessor do deputado Roberto Freire em Brasília e agora está à deriva.

Correria
O ex-jovinista Jair Galhard já trabalha arduamente para emplacar o PDSE - Partido do Desenvolvimento Social e Esportivo, cuja sigla o tem como presidente nacional. O partido está devidamente registrado em Brasília e conta com membros fundadores em 11 estados da União. Sua meta agora é buscar 490.756 manifestos de apoio em todo país até 16 de março de 2013 para já poder disputar as próximas eleições de 2014 com direito a participação nos horários políticos gratuitos de rádio e TV.

Colaboração
O manifesto de apoio necessário para a homologação do PDSE só terá valor se for assinado por cidadãos maiores de 16 anos, com título de eleitor. A legalização definitiva do partido no TSE depende disso. Portanto quem quiser colaborar basta acessar o sitewww.pdse.com.br, baixar o modelo e conseguir as assinaturas. Mais informações pelo telefone 99852-4367.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Justiça analisa impugnação de prefeito eleito de Paulínia que substituiu o pai ‘ficha-suja’ com o mesmo nome.


Ricardo Brandt, de O Estado de S.Paulo
CAMPINAS – A Justiça em Paulínia, interior de São Paulo, analisa cinco pedidos de impugnação da candidatura do prefeito eleito Edson Moura Júnior (PMDB), filho do ex-prefeito Edson Moura (PMDB), que substituiu o pai na disputa um dia antes da eleição. Moura, que acumula processos na Justiça de suas gestões anteriores e podia ser cassado caso fosse eleito por causa da Lei da Ficha Limpa, colocou o filho que tem o mesmo nome eu seu lugar, no sábado, dia 6.
Quatro dos pedidos são do Ministério Público e do prefeito e candidato derrotado à reeleição, José Pavan (PSB). A Promotoria alega que Moura tentou ludibriar os eleitores sem tempo para ampla divulgação da troca e que a “população elegeu o filho acreditando que estava votando no pai”. Se alguma das ações for acatada pela Justiça, os votos de Edson Moura Júnior, que teve 41% dos votos válidos, serão considerados nulos e o segundo colocado, o atual prefeito, que teve 35% dos votos, será considerado eleito.
O advogado de Moura, Arthur Freire, disse que a troca foi realizada de acordo com a Lei Eleitoral, que foi dada publicidade ao ato e que os pedidos não tem base no item de inelegibilidade.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Servidor público municipal de Guarulhos em seu desabafo.

Esquema de Cachoeira movimentou mais de R$ 84 bilhões em dez anos, segundo relator da CPI.

r7

Ivan Richard e Iolando Lourenço
Da Agência Brasil

Carlinhos Cachoeira (à direita) deixa o prédio da Justiça do Distrito Federal, em Brasília, após prestar depoimento em 29 de agosto
Carlinhos Cachoeira (à direita) deixa o prédio da Justiça do Distrito Federal, em Brasília, após prestar depoimento em 29 de agosto


A organização criminosa chefiada pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, movimentou nos últimos dez anos mais de R$ 84 bilhões. Os dados constam do parecer que será apresentado pelo relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG).
De acordo com o petista, a movimentação corresponde a valores que foram recebidos e também usados para pagamentos por integrantes da organização entre os anos de 2002 e 2012.
O valor pode ser ainda maior, tendo em vista que o montante corresponde à análise das quebras de sigilos bancários e fiscal feitas até o último dia 1º de outubro.
"Um lado positivo da prorrogação dos trabalhos é que poderemos aprofundar a análise dos dados que ainda estão chegando à comissão”, disse Cunha. Ele disse que chegou ao valor de R$ 84 bilhões em movimentações do esquema, analisando 75 quebras de sigilos de pessoas físicas e jurídicas ligadas a Cachoeira.

Decisão sobre novo prazo fica para depois das eleições

Hoje (16), os líderes da CPMI decidiram que vão prorrogar os trabalhos da comissão. No entanto, deixaram para depois do segundo turno das eleições municipais a decisão do prazo para mais investigação.
Inicialmente, o colegiado encerraria as atividades no próximo dia 4 de novembro.
"Os partidos entenderam que, por estarmos vivendo um período eleitoral, não poderíamos contaminar nenhuma discussão de apresentação de relatório ou outras discussões de requerimentos. Mas, por unanimidade, os partidos também entenderam que devem prorrogar os trabalhos da comissão", disse o  presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).
O vice-presidente da CPMI, deputado Paulo Teixeira (PT-SP) disse que é preciso avaliar o trabalho que já foi feito para posteriormente definir o prazo da prorrogação.
"Ainda temos que refletir o trabalho que nos resta. Temos que fazer um balanço do que fizemos, onde já chegamos e o tempo que necessitamos para conclusão da CPI. Por isso, resolvemos não fixar o tempo de maneira peremptória. Prazo hoje é desejo, e não podemos trabalhar com desejos. Temos que ter cronograma", disse Teixeira.
O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), defende que a comissão tenha mais 180 dias para concluir as investigações. "Regimentalmente, temos mais 180 dias. Temos que quebrar o sigilo das 29 empresas que receberam recursos da Delta. Essa não é mais uma CPI do Cachoeira, mas também uma CPI da Delta", frisou o tucano.

Comissão é suspensa durante segundo turno

Assim como ocorreu durante o primeiro turno das eleições municipais, os membros da CPMI decidiram suspender as atividades durante o segundo turno. Com isso, a comissão só volta a se reunir na terça-feira (30) quando será definido o prazo de prorrogação dos trabalhos e também serão votados mais de 500 requerimentos que constam na pauta.
Apesar do acordo dos líderes para prorrogação dos trabalhos da CPMI do Cachoeira, ainda é necessária a coleta de 171 assinaturas de deputados e 27 senadores para extensão do prazo da comissão.

Espalha fatos, por Sérgio Lessa.


Articulações
Mesmo faltando 12 dias para a realização do segundo turno, vereadores suplentes da coligação PT/PPL já se organizam para assumirem no mínimo duas cadeiras no Legislativo, caso haja a confirmação de vitória de Sebastião Almeida. Professor Moacir voltaria para o comando da Secretaria de Educação e Zé Luiz assumiria uma pasta estratégica de grande visibilidade, que pode ser a de Governo.
Probabilidades
Os três primeiros suplentes do PT são pela ordem Dona Maria, Professora Marisa de Sá e Orlando Brinquinho. Se realmente Moacir e Zé Luiz forem para o Executivo, as duas primeiras assumem as cadeiras na Câmara. Entretanto como Dona Maria é mãe do atual secretário de Assistência Social, Ulisses Correa, a pasta provavelmente continuaria no comando da família, dando chance para Brinquinho assumir a cadeira legislativa.
Aqui não
Os suplentes já mandaram avisar, que de maneira nenhuma, caso assumam a função de vereadores, aceitarão dar metade dos cargos de assessoria relativos aos gabinetes, aos verdadeiros donos das cadeiras, como foram obrigados nesta legislatura os petistas Jonas Dias e Professor Rômulo. Cada um terá de se contentar com sua parte do bolo, sem querer um pedaço do companheiro.
Prognóstico
Nestas quatro sessões que antecedem o segundo turno, pouco ou quase nenhum assunto deverá chamar a atenção para o Legislativo. Hoje, por exemplo, não há nenhum requerimento ou projeto protocolado aguardando leitura no Grande Expediente. Na ordem do dia temos apenas sete itens, que se houver quórum, serão lidos e votados em poucos minutos. Depois da eleição, principalmente os vereadores não reeleitos terão de juntar forças para votarem o orçamento do ano que vem, já que são obrigados por lei. Aí sim poderão desejar Feliz Natal.
Mais sujeira
Não foram só as ruas da cidade que ficaram imundas com a propaganda eleitoral jogada no chão. Funcionários de condomínios residenciais e prédios de apartamentos tiveram muito trabalho para limpar os pátios, garagens e andares que também foram alvo dos cabos eleitorais. Na madrugada de sábado que antecedeu o primeiro turno, os próprios moradores jogavam por baixo das portas de seus vizinhos, santinhos e jornais, buscando o voto na última hora do indeciso.
Faca de dois gumes
Não está descartada uma paralisação dos micreiros às vésperas do segundo turno. Segundo o presidente do Sindilotação, que também foi candidato a vereador pelo PSDB, os atrasos nos repasses financeiros continuam ocorrendo e a categoria está no abandono. Os organizadores só precisam ver se a ação vai respingar negativamente no atual prefeito ou em Carlos Roberto, pois os eleitores que se utilizam do transporte público já estão cansados de serem sempre as vítimas.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Reticências.... por Pedro Notaro.


A política como ela é

Outra possível dupla de candidatos a deputado: o federal Eli Correia Filho (DEM) e o vereador eleito João Dárcio (PTN) a estadual. Dizem até que o clã Eli-Assis, embora democrata, não teria ficado muito triste com a derrota de Jorginho Tadeu (DEM) a vereador...

Meia-dúzia!

Além dos deputados Janete Pietá (federal) e Alencar Santana (estadual), cresce no PT os nomes de possíveis novos candidatos em 2014. Entre eles, os vereadores reeleitos Zé Luiz, Moacir Souza, Auriel Brito e a novata Genilda... 

Gênio contábil

Além de reeleito com a maior votação, o presidente da Câmara, Eduardo Soltur (PSD), conseguiu uma proeza paralela: fez toda sua campanha declarando não ter nenhum bem e a estimou em R$ 1 milhão! Seja quem for o próximo prefeito, deveria aproveitá-lo na Secretaria de Finanças...

Pressentimento

Algo me diz que não haverá debates entre os prefeituráveis Sebastião Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB). Nem em emissoras de TV, nem em Rádios...

São Pedro

Embora não vá fazer muita diferença, a pergunta é sempre interessante: vai chover dia 28, domingo, data do 2º turno. Caso positivo, a abstenção deverá ser maior...E a atuação de militantes menor...

Dia de fé

Dia 28 de outubro é dia de São Judas Tadeu. Assim bem provavelmente os dois prefeituráveis deverão se encontrar domingo bem cedo na missa em louvor ao santo das causas impossíveis, em seu santuário em Guarulhos, na rua da Verdade...

Polarizando

Dentro do PT, o nome do vereador Edmílson Souza passou a ser o mais cotado para disputar a presidência da Câmara. Seja quem for o adversário (ou o aliado?)...

Aguardado

Impressionante como alguns vereadores estão com saudade do colega Alan (DEM). Será que ele retornará de sua licença particular para a sessão de amanhã?...

domingo, 14 de outubro de 2012

STF já discute quando réus do mensalão serão mandados à prisão.

FELIPE SELIGMAN
MÁRCIO FALCÃO
DA BRASÍLIA


Na reta final do julgamento do mensalão, os ministros do Supremo Tribunal Federal começam a discutir o momento em que réus condenados serão mandados à prisão.

A tendência, segundo a Folha apurou, é que não prevaleça o pedido do Ministério Público de prisão imediata.


Até agora, já foram condenados 25 dos 37 réus pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, gestão fraudulenta, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Entre os que foram considerados culpados estão o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o ex-presidente do PT José Genoino, o empresário Marcos Valério e a dona do Banco Rural, Kátia Rabello.

O STF entendeu que todos, de alguma forma, participaram do esquema de desvio de recursos públicos para comprar o apoio político de parlamentares nos primeiros anos do governo Lula.

Ao final do julgamento, que ainda tem pela frente três capítulos, os ministros estabelecerão a dosimetria (o tamanho) das penas. Ainda não é possível saber que réus irão efetivamente para a prisão. Pelo Código Penal, o regime é inicialmente fechado para penas a partir de oito anos.

Com o fim dos capítulos, os ministros terão de definir quando essas punições começarão a serem executadas.

Há três opções: imediatamente após a sentença, independentemente da publicação da decisão (acórdão) e respectivos recursos (embargos de declaração); quando o acórdão for publicado; ou somente após a análise de todos os recursos propostos.

PROCURADORIA
Quando apresentou a acusação, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu a prisão imediata dos condenados, alegando que os eventuais recursos não teriam poder para mudar o mérito decidido pelo tribunal.

Ministros ouvidos pela Folha, no entanto, descartam a possibilidade de apressar a efetivação das condenações. Segundo seus argumentos, isso seria incoerente com o posicionamento recente do próprio tribunal, que desde 2010 já condenou cinco parlamentares que até hoje não começaram a cumprir a pena.

Entre eles estão o deputado Natan Donadon (PMDB-RO) e os ex-deputados José Tatico (PTB-GO) e Zé Gerardo (PMDB-CE), que entraram com recursos ainda não julgados contra as condenações.

A avaliação é que não seria conveniente aplicar um rito diferenciado ao processo do mensalão para não alimentar a tese, defendida por petistas, de que o Supremo realizou um julgamento político e de exceção.

A ideia é agilizar o acórdão, que não tem prazo para ser publicado, e julgar rapidamente os embargos (que só podem questionar omissões, contradições e obscuridades da decisão) propostos contra as condenações.

Sessão extra
Para evitar outras críticas, os ministros do STF marcaram para a manhã da próxima quarta uma sessão para tratar de outros assuntos. Na pauta estão exatamente os recursos de Donadon e Tatico.

Com o julgamento, eles poderão cumprir as penas já a partir da semana que vem.

Tatico foi condenado a sete anos de prisão, em regime semiaberto, pelos crimes de sonegação e apropriação indébita de contribuição previdenciária. Donadon foi condenado a 13 anos de prisão por desviar verbas públicas.

sábado, 13 de outubro de 2012

Malafaia versus Haddad.



O pastor Silas Malafaia acaba de gravar um vídeo para atacar de vez a candidatura de Fernando Haddad a prefeito de São Paulo. No programa, Malafaia ataca a recente acusação de Haddad sobre a “instrumentalização das religiões” que estaria sendo feita por José Serra na campanha. Até o julgamento do Mensalão é citado no vídeo.
- Quando algum líder evangélico apoia vocês é opinião, quando é do outro lado é fundamentalista religioso. O povo não é otário não Haddad. Vocês que tentaram instrumentalizar políticos de outros partidos

Por Lauro Jardim

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Espalha fatos, por Sérgio Lessa.


Sem saída
Almeida conseguiu no primeiro turno 49,65% dos votos e os demais candidatos juntos obtiveram 50,35%. Na prática, Wagner Freitas (PP), Alan Neto (DEM) e Jovino (PV) têm de abraçar literalmente Carlos Roberto (PSDB) para que haja uma chance real de vitória da oposição no segundo turno. Se um dos três escolher o lado petista, a vaca vai pro brejo.

Muita calma nessa hora
Para quem acreditava que a quinta colocação de Alan Neto nas eleições tinha tirado ele do jogo, o quadro atual mostra que não. Na eventualidade de Wagner Freitas declarar apoio ao PSDB, a decisão de quem será o próximo prefeito de Guarulhos teoricamente ficará nas mãos do democrata, já que Jovino não alinha com o PT.

Baixa representatividade
Oficialmente, segundo o IBGE, Guarulhos possui 1.244.513 habitantes. Votaram nessas eleições 706.496 eleitores, ou seja, 56,76% dos moradores. De acordo então com a votação do primeiro turno, Almeida representa 22,80% dos guarulhenses e seus opositores 23,12%. Portanto hoje, 54,08% da população não opina sobre o nome de quem será o próximo prefeito da cidade, número que aponta para mais de 673 mil pessoas.

Bom pra masoquista
Dentre todos os candidatos, talvez aqueles que conquistaram as primeiras suplências de seus partidos sejam os que mais tenham sofrido com a troca intensa de emoções positivas e negativas dentro de seus corpos, durante e depois da apuração. Ao mesmo tempo em que sentiram o calor da vitória, o gosto amargo da derrota se espalhou pela boca. A observação também vale para os atuais vereadores que não se reelegeram e para aqueles que obtiveram votações expressivas e morreram na praia.

Pior que está fica
Toda eleição é assim. Alguns candidatos, no ímpeto de conquistarem a vitória, estouraram seus orçamentos pessoais e agora carregam pilhas de boletos vencidos, que deveriam ter sido pagos antes da eleição. Sem dinheiro, não sabem o que fazer. Soubemos de casos onde determinadas pessoas venderam imóveis e veículos para que o dinheiro fosse “investido” na campanha e agora sofrem com a pressão da família que viu seu patrimônio ser dilapidado.

Longa fila
E como não podia deixar de ser, aqueles fornecedores inexperientes, que prestaram serviços para determinados candidatos e deixaram para receber seus créditos depois da eleição, já começam a choramingar pelos cantos. Apesar de visitarem constantemente os devedores, muitos que concorreram nessa eleição não estão sendo vistos desde o último domingo. E olha que tem feriado sexta ...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Flagrado em boca de urna, Jorge Wilson agride repórter do DG.

dg
Natália Oliver
Da Redação



O diretor do Procon de Guarulhos, Jorge Wilson, agrediu a repórter Natália Oliver, do DG, quando foi  flagrado, com adesivo do candidato a vereador Eduardo Soltur na camisa, entre duas mulheres que faziam boca de urna para o atual presidente da Câmara e candidato a reeleição pelo PSD, nesta manhã no Paraventi, na Rua Juraci. A prática é uma transgressão à Lei Eleitoral.


Quando ele e seus correligionários perceberam que estavam sendo fotografados, perseguiram e agrediram a repórter do DG.

Jorge Wilson agarrou o braço da repórter prendendo-a e disse: “Pra que você está tirando fotos? Você não pode tirar fotos. Deixa eu ver quais fotos você tirou. Você vai ter que apagar. Me dá sua câmera”.

A repórter disse que era jornalista, e que trabalhava no DG, e que ele poderia ligar para sua chefia para confirmar. Com custo, a repórter desvencilhou-se do agressor e foi até um PM explicando a situação, em seguida correu para dentro da EE Fioravanti  Iervolino. O PM não fez nada.

Quando se dirigia à escola, passou a ser perseguida por duas mulheres que estavam com Jorge Wilson fazendo boca de urna– duas loiras, uma delas estava grávida – que também lhe agarraram os dois braços e disseram que as fotos não poderiam ser tiradas.

As duas mulheres ameaçaram “bater” na repórter e quebrar o seu equipamento.

Parte da cena foi testemunhada por eleitores, repórteres de outros jornais e fiscais das seções eleitorais d EE Fioravanti Iervolino.

Os fiscais diante da situação decidiram chamar a polícia. Jorge Wilson e alguns correligionários foram embora. Mas as duas mulheres permaneceram.

Quando outro jornalista do DG, Diego Calvo, voltou a fotografá-las, as mulheres recomeçaram a fazer ameaças inclusive dizendo que iriam quebrar seu equipamento.

Um juiz eleitoral estava presente na escola e acompanhou as ameaças, mas preferiu não autuar ninguém.

A equipe do DG permaneceu dentro de uma sala dos fiscais da escola por volta de uma hora, até que os agressores fossem embora.

A polícia não prendeu ninguém. Um policial desaconselhou o registro de boletim de ocorrência sobre o incidente. “Todo mundo vai perder seu tempo”, disse.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Maioria do STF condena José Dirceu; ministros o acusam de comandar mensalão.

Fernanda Calgaro*
Do UOL, em Brasília.
Rodrigo Dionisio/Frame/Agência O Globo
Em sua última aparição pública, José Dirceu chega para votar em São Paulo, no domingo (7)
Em sua última aparição pública, José Dirceu chega para votar em São Paulo, no domingo (7)


Com o voto de Marco Aurélio, a maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou o ex-ministro José Dirceu por corrupção ativa no processo do mensalão, o que configura maioria. Condenaram Dirceu o relator Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio. O ex-ministro foi absolvido pelo revisor Ricardo Lewandowski e por Dias Toffoli, que votou hoje.
"José Dirceu teve uma participação acentuada nesse escabroso episódio", disse Marco Aurélio.
Pelo menos cinco ministros já afirmaram que Dirceu comandou o mensalão --Aurélio, Mendes, Lúcia, Fux e Barbosa-- e dava respaldo ao ex-presidente da sigla José Genoino e ao ex-tesoureiro Delúbio Soares -- ambos também condenados pela maioria da Corte-- para que realizassem as negociações de compra de apoio político dos parlamentares da base aliada no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
"O ex-ministro José Dirceu, que homologava os acordos daquele partido, acordos que vimos (...) extravasaram e muito o campo simplesmente político. Não podemos ante a disputa acirrada partidária imaginar partidos altruístas, que se socorram mutuamente", afirmou Marco Aurélio. "As reuniões, pasmem, ocorriam no Palácio do Planalto", acrescentou o magistrado.
Gilmar Mendes citou depoimentos de diversas testemunhas que afirmam que Dirceu não participava das reuniões para negociar o acordo entre o PT e o PTB, mas era contatado por Genoino ou Delúbio logo depois que era fechado algum acerto. “Depois das conversas, sempre havia uma ligação ou do Delúbio ou do Genoino para José Dirceu.”
Já Lúcia considerou que, apesar de não haver documentos assinados por Dirceu, ele era informado das negociações por Delúbio. "Não há nenhum documento assinado por ele que levasse à comprovação dos atos de corrupção ativa que lhe são imputados, mas, a partir da declaração de Delúbio Soares, ele afirma que tinha respaldo para as operações (...) além de haver reuniões na Casa Civil", afirmou.

Em seu voto na última quinta-feira (4), o ministro Luiz Fux afirmou que Dirceu tinha o pleno conhecimento dos encontros com os réus apontados como integrantes do esquema. "Pelas reuniões, pelos depoimentos, fica evidente que esse denunciado [Dirceu] figura como articulador político desse caso penal, por sua posição de destaque no partido e governo", disse.

O relator, por sua vez, disse Dirceu que ele tinha papel central no esquema do mensalão. "O conjunto das provas coloca o então ministro em posição central (...) como mandante das promessas de pagamentos indevidos aos parlamentares", afirmou Barbosa durante voto na última quarta-feira (3).

Rosa Weber afirmou, em seu voto na quinta-feira, que não há dúvidas da existência de "uma elaboração sofisticada para a corrupção de parlamentares" com dinheiro de recursos públicos. "Mesmo que fosse dinheiro limpo, não deixaria de ser propina." A magistrada concluiu que Delúbio não poderia ter agido por contra própria.
"Seria implausível que Delúbio comprometesse o PT em uma dívida de R$ 50 milhões sozinho. Ele seria uma mente privilegiada", ironizou. Segundo a magistrada, são responsáveis não só quem executou os pagamentos, mas quem mandou: "ou seja, todos."
No voto apresentado hoje, Aurélio citou depoimentos que indicam que Dirceu usou da estrutura do grupo envolvido no mensalão para questões pessoais. "As declarações prestadas demonstram que José Dirceu valeu-se da estrutura do grupo para resolver problemas particulares da ex-cônjuge."
Ainda faltam votar sobre este item do julgamento o decano da Corte, ministro Celso de Mello, e o presidente Ayres Britto. 
No estágio atual do julgamento, é analisado o item 6 da denúncia da Procuradoria Geral da República, que trata do pagamento de parlamentares durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006). A Corte já entendeu que havia um esquema ilícito de compra de votos e condenou os réus que receberam o dinheiro. O tribunal vota agora sobre os responsáveis por arquitetar o esquema.

Núcleo publicitário

Na semana passada, os quatro ministros também votaram pela condenação por corrupção ativa dos réus do chamado núcleo publicitário, incluindo o empresário Marcos Valério, apontado como operador do esquema, seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz e a ex-funcionária da agência de publicidade SMP&B Simone Vasconcelos.
Os magistrados, no entanto, divergiram em relação a Rogério Tolentino, advogado e ex-sócio de Valério: Barbosa, Weber e Fux o condenaram por corrupção ativa, mas Lewandowski o absolveu. 
Em relação a Geiza Dias, ex-funcionária da agência SMP&B, e o ex-ministro dos Transportes e atual prefeito de Uberaba (MG), Anderson Adauto, os quatro ministros votaram pela sua absolvição. Confira o placar com os votos dos ministros em relação aos réus julgados até o momento.

ESPALHA FATOS por Sérgio Lessa.


Aqui se faz, aqui se paga
Depois da rumorosa tentativa de puxada de tapete no PMDB na época das convenções, onde integrantes da sigla quase derrubaram Adriana da presidência, já que ela queria ser candidata a prefeita, os protagonistas da ação acabaram se dando mal e o partido não conseguiu fazer nenhuma cadeira, apesar da boa votação de Silvana Mesquita, da própria presidente e do Missionário Jackson.

A política como ela é
O PMDB obteve 15.070 votos nominais e 700 de legenda, totalizando 15.770, número inferior ao quociente eleitoral que foi de 17.963. Morreram gordos na praia, Silvana Mesquita, com 3.567 votos, Adriana 3.442 e Jackson 3.366. Para se ter uma ideia de como é cruel para alguns o sistema de proporcionalidade, 11 candidatos eleitos tiveram menos votos que Silvana. O último da lista dos 34 foi Luiz Mato Grosso (PP) com 2.329.

Lugar ao sol
Mesmo com a derrota de vereadores e candidatos aliados ao Partido dos Trabalhadores, aqueles considerados pesos-pesados pelo governo, na hipótese de reeleição do atual prefeito Sebastião Almeida, estão praticamente garantidos em algum cargo público de alto escalão, como ocorreu no início de 2009 quando foram acomodados quase todos os derrotados nos cabides da Proguaru.

Cantou a bola
Quando o PSC anunciou que Elmer Japonês havia ingressado na sigla, a primeira a gritar foi a vereadora Helena Sena, pois em 2008 ele já tinha sido bem votado no PTdoB conquistando status de suplente. Agora, após a apuração realizada no último domingo constatamos que a parlamentar tinha razão. Elmer ganhou a cadeira de Helena sendo eleito o terceiro vereador mais votado da cidade com 6.467 votos, atrás somente de Soltur (7.183) e Professor Auriel (6.507). Helena computou 3.266, quase a metade do que foi conquistado pelo oriental.

Confirmado
A TV Câmara de Guarulhos transmitida pela operadora NET e pela Web TV no site oficial do Poder Legislativo já está organizando um debate a ser realizado durante o segundo turno entre os candidatos a prefeito Sebastião Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB). Além disso, está prevista também para ocorrer em 1º de janeiro, a transmissão ao vivo pelos mesmos canais da cerimônia de posse do prefeito eleito e dos novos vereadores.

Escassez de lideranças
Dos 1.084 candidatos guarulhenses que buscaram uma vaga na Câmara Municipal, somente 154 tiveram votação acima de mil votos. Do restante, 357 tiveram menos de cem votos, 231 entre cem e duzentos, 226 entre duzentos e quinhentos e 116 de quinhentos a mil votos.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Reticências... por Pedro Notaro.


Deferido

O promotor Zenon Lotufo concordou com os vereadores tucanos José Mário e Eduardo Carneiro e instaurou inquérito contra o presidente da Câmara, Eduardo Soltur (PSD). A combativa dupla elencou indícios e evidências de irregularidades e ilegalidades no aluguel e manutenção de mansão para sede da TV Câmara...

Piada pronta

O trocadilho é imperdível: pelo menos a TV Câmara conseguiu obter alguma audiência...A judicial!...

Touchè!

Em confidências, claro, graduados petistas admitem a probabilidade maior de 2º turno entre o prefeito Sebastião Almeida (PT) e Carlos Roberto (PT)...

Piada velha?

Impressão minha ou a musiquinha do Alan de sensação já está soando como encheção?...

“Aqui é a presidenta”...

Guarulhenses estão sendo surpreendidos com telemarketing gravado com a voz da presidente Dilma. Pedindo o voto para o candidato do PT, Almeida, claro. Deve ser fato inédito na política de Guarulhos uma participação presidencial...

Falsidade ideológica

Interessante observar: nas redes sociais, alguns cabos eleitorais de quinta categoria se apresentam como “Assessor na Câmara Municipal”. Identificar-se como funcionário público sem o ser não é ilegal?...

A política como ela é

Além da grande probabilidade de não haver sessão hoje, já imagino que na terça-feira também não deverá haver quorum. Motivo: os vereadores não reeleitos nem vão querer saber de dar as caras (pra bater?) lá na Câmara...

Dica de cocheira

E numa grande cidade paulista que se assemelha muito com o Velho Oeste, um caubói azarão pode virar um alazão e chegar à galope no terceiro páreo...

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Espalha fatos, por Sérgio Lessa.


Tim Tim, por Tim Tim
Na última sexta-feira, dia 28, foi realizada na Câmara Municipal audiência pública para prestação de contas e avaliação das metas fiscais da Prefeitura, relativas ao segundo quadrimestre de 2012. O secretário de Finanças, Nestor Seabra, apresentou os resultados fiscais, a comparação de receitas com 2011, as despesas e os demonstrativos de limites.

Detalhes
A aplicação de verbas na Educação, até agosto de 2012, equivaleu a 28,8% das despesas do município. Na Saúde foram empregadas 30,9% (77% de recursos próprios e 23% recursos vinculados) e a despesa com pessoal chegou a 49,8% do total. Houve diminuição da arrecadação do município, frente ao que havia sido previsto na Lei Orçamentária aprovada para 2012.

Cobertor curto
O grande baque nas finanças guarulhenses se deu graças à redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), repassado pelo Estado aos municípios. O ICMS representa 35% da arrecadação total da cidade. Além disso, houve queda no repasse das transferências governamentais, em virtude das restrições do período eleitoral.

Gastando demais
Apesar da diminuição na arrecadação percebeu-se um crescimento da dívida do município, chegando a 60,9% da receita corrente líquida. Tudo isso tem gerado um atraso no pagamento das empreiteiras e dos fornecedores da Prefeitura. O Executivo está dando nó em pingo d’água para pagar em dia o salário dos servidores municipais e as despesas consideradas prioritárias (salários de inativos, duodécimos da Câmara, aluguel de imóveis, pagamento da coleta de lixo e dívida interna).

Contando com o ovo na galinha
A Prefeitura torce para que haja um aumento de arrecadação com a operação da concessionária do Aeroporto Internacional, cujo início está previsto para novembro. Por se tratar de empresa privada, a sua atividade deve gerar recurso com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Portanto fica a dica aos servidores públicos municipais que economizem seu dinheiro neste final de ano, pois se der uma zebra todo mundo entra em 2013 no vermelho.

Agendada
A Câmara Municipal anunciou a nova data para a realização da prova prática para o cargo de Jornalista Apresentador de Rádio e TV. O novo exame será realizado no dia 21 de outubro com abertura dos portões às 9h e fechamento as 9h15 a ser realizado na sede do Legislativo. Estão sendo convocados apenas os candidatos melhor classificados, que totalizam 15 pessoas.