A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou nesta terça-feira (8) a relação das vinte instituições com maior índice de aprovação proporcional no 6º Exame de Ordem Unificado. Entre as vinte, dezenove são universidades públicas - a única particular da lista é a Escola de Direito da FGV-RJ (Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro).
O primeiro lugar ficou com a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), de Minas Gerais. Ao todo, 102 estudantes fizeram a prova por essa instituição e 88 foram aprovados - um percentual de aprovação de 86,27%.
O 6º Exame de Ordem aprovou 25.912 candidatos. Segundo a OAB, dos 11.154 candidatos que interpuseram um total de 36.229 recursos à prova, 2.203 foram aprovados. Após a análise de todos os recursos, o número final de aprovados foi de 23.709 para 25.912 de um total de 101.936 inscritos em todo o país.
A prova da segunda fase foi realizada no dia 25 de março. O candidato deveria elaborar uma peça profissional e responder quatro questões discursivas. Era possível consultar, exclusivamente, legislação sem qualquer anotação ou comentário editorial (ressalvadas as simples remissões manuscritas à lei).
O que a OAB não informa é o fato de que, em alguns destes casos, praticamente 100% dos alunos são egressos das escolas particulares, e em assim sendo, não podemos creditar todo o mérito as Universidades Públicas.
ResponderExcluirMuito interessante a listinha!
ResponderExcluirParabéns pela matéria e pelo blog...
ResponderExcluir