O Poder Judiciário autorizou no ano passado a realização de 195.270 interceptações telefônicas em todo país. Expediram-se também ordens judiciais para monitor 3.365 endereços eletrônicos de e-mail.
De resto, a Justiça autorizou 11.494 escutas no sistema conhecido como Voip (voz sobre IP), no qual as conversas se processam na internet. Em 3.390 casos, interceptaram-se simultaneamente os e-mails e os diálogos via rede.
Os dados vieram à luz em notícia veiculada pelo Conselho Nacional de Justiça. Constam de um banco de dados chamado “Sistema Nacional de Controle das Interceptações Telefônicas.”
As ordens foram expedidas no curso de cerca de 50 mil investigações. Embora impressionem, as estatísticas revelam que a bisbilhotagem autorizada por magistrados em 2011 foi menor que a do ano anterior.
Em 2010, quebraram-se os sigilos de 214.678 linhas telefônicas, 4.732 contas de e-mail e 15.154 canais do Voip. As informações coletadas viraram recheio de 41,5 mil processos.
Josias de Souza
Josias de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.