http://www.facebook.com/

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ir. Ananília - Iolanda Gomes de Assis


Uma vida de renuncia a riqueza e dedicação aos jovens e aos pobres.

Conheci a Ir. Ananilia no inicio da década de setenta frequentando o Colégio Santa Terezinha em Caicó/RN juntamente com os internos da Casa do Estudante, buscando um espaço para jogarmos nosso futebol ou voleibol. O fato de o Colégio dispor de internato exclusivamente feminino acabava prevalecendo o voleibol, o que era muito prazeroso para nós disputarmos com as garotas e até montarmos times mistos. Depois passei a participar do grupo de teatro incentivado pela mesma, o que foi muito importante na minha formação pessoal e profissional.

Ir. Ananilia era professora de educação física, fazia teatro e, sempre pedalando sua bicicleta se identificava com os jovens apesar de seus já 40 anos. Sua forma de vida na época chamava a atenção, especialmente por tratar-se de uma freira, porém, sempre nos deixava transparecer que aquelas formalidades da religião não a impedia viver uma vida normal, sempre orientando e, especialmente, dando bons exemplos, o que aumentava o respeito pela mesma. Não existiam barreiras que a afastasse dos jovens, discutia tudo, sempre tinha um ensinamento para nos passar e uma lição de vida para nos transmitir. Viajávamos em excursões com frequência para as cidades vizinhas e os sítios, porém, o respeito e a obediência sempre norteavam nossos comportamentos e nossos relacionamentos.

Hoje, após 40 anos voltei a reencontrar esta maravilhosa criatura, agora com uma missão diferente, porém muito mais nobre, a defesa dos pobres, dos necessitados, dos desvalidos, sem se preocupar com sua forma de vida, seu grau de periculosidade ou com a sua vida pregressa. Recebe todos em sua casa que denominou de “Casa do Pobre”, crianças, jovens necessitados, bêbados, drogados, enfim, quem bate a sua porta em busca de um prato de comida ou mesmo de uma orientação, de um conforto, de uma palavra de apoio.

Renunciou a riqueza do seu berço para viver na simplicidade, fazendo caridade e ajudando aos que necessita, transformando tudo que recebe; e graças a sua seriedade e dedicação é bastante para alimentar diariamente 150 pessoas entre todos estes descritos acima, apoiar crianças pobres e jovens carentes que procuram um apoio para seguir seus estudos.

Irmã Ananilia é uma destas poucas pessoas que vem ao mundo com uma missão, demonstrar que nem tudo está perdido, que a humanidade tem jeito. Em sua simplicidade não há lugar para a soberba, para arrogância e para a ambição pessoal, mas para o amor ao próximo sem se preocupar com o dia de amanha, vive o hoje, e para ela, cada dia que se inicia muito cedo e que acaba muito tarde consiste a vitória diária de haver amenizado o sofrimento daqueles que a procura.

Caso queiram ajudar a sua obra, segue os dados bancários de sua simples instituição, porém legalizada e que além dos voluntários mantém 7 (sete) funcionários devidamente registrados e com todas as obrigações trabalhistas em dia.

“Casa do Pobre”
Banco do Brasil
Agencia: 0361-1
Conta Corrente: 9.104-9
Currais Novos/RN
Não importa o valor!


Francisco Brito












Um comentário:

  1. Hoje a Ir. Ananília está com 83 anos de idade, porém, sua fragilidade física não a afasta da sua dedicação e de sua luta.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.