http://www.facebook.com/

domingo, 25 de março de 2012

Praticidade na hora de encher a sacola de feira.

FOLHA
metropolitana

Juliana Aguiar Carneiro 
 Foto:Alberto Augusto
 
 Marlene aceita cartão com sorriso: aumento das vendas

O tradicional grito: ‘Moça bonita não paga, mas também não leva’, presente nas feiras livres guarulhenses já começa a ser substituído por um novo jargão: ‘Aceito cartão de crédito e débito’. Tendência de pagamento em todos os estabelecimentos comerciais, os cartões também já fazem parte da rotina dos feirantes. E os clientes? Ah, esses já aprovaram a novidade! 

O feirante Wilson Antônio de Almeida Lima, 52, foi o primeiro feirante de Guarulhos, e do País, a instalar as famosas ‘maquininhas’ em sua barraca. Pioneiro, ele afirma que a nova forma de pagamento trouxe diversas vantagens, e que a principal delas está na fidelidade de seus novos clientes. 

“Além de aumentar as vendas, houve uma seleção e fidelização da clientela. Tenho a ‘maquininha’ há mais de cinco anos e pretendo continuar oferecendo essa opção de pagamento aos meus clientes. Para os feirantes que ainda não possuem, eu indico. Assim eles não perdem o cliente, nem o amigo”, disse Wilson. 

Cliente fiel de Wilson, a doceira Graziele Zuchelli, 31, atribui sua fidelidade às opções de pagamentos que ele oferece. De acordo com ela, o uso do cartão permite que ela faça a feira quando o orçamento está mais apertado, já que a fatura do crédito será paga, muitas vezes, após 30 dias da data da compra. 

“Quando ele não vem à feira eu acabo sentindo falta. A possibilidade de utilizar o cartão também me deixa mais segura, já que eu não preciso sacar dinheiro para fazer as compras. Isso sem contar que quando pago no cartão acabo levando sempre mais algum produto que eu estou precisando”, disse a doceira. 

Comodidade aumenta os gastos 
Os consumidores que vão às feiras livres utilizando os cartões de crédito e débito acabam gastando mais do que os clientes que vão com dinheiro, de acordo com os feirantes. Segundo a proprietária da barraca de peixe Marlene Prudenciano de Souza, 39, as facilidades de pagamento, como o parcelamento, também são responsáveis pelo aumento das vendas. 

“Nem todos os clientes que vão à feira têm dinheiro para comprar o peixe, que é um produto um pouco mais caro. Depois que eu coloquei a máquina de cartão, minhas vendas aumentaram bastante, além disso, os clientes sempre acabam comprando mais.” 

Em Guarulhos, quem vai à feira pode utilizar os cartões de crédito, débito e até vale refeição em diferentes barracas, como de peixe, carnes, frutas, verduras, legumes e até mesmo o pastel com o tradicional caldo de cana.  

Cartões 
Além das vantagens comercais, os feirantes que utilizam as ‘maquininhas’ afirmam que se sentem mais seguros contra os assaltos, pois diminui a quantidade de dinheiro no caixa. “A única desvantagem das ‘maquininhas’ é que o aluguel do equipamento ainda é muito caro”, disse o feirante Edson Ueraha, de 51 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.