http://www.facebook.com/

sábado, 11 de maio de 2013

'Número 2' do Ministério da Fazenda pretende deixar a pasta até julho.


NATUZA NERY
ANDRÉIA SADI
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA


Um dos principais formuladores da equipe econômica do governo, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, já comunicou ao titular da pasta, Guido Mantega, que deixará a pasta. Segundo a Folha apurou, sua intenção é sair do ministério até julho.

A presidente Dilma Rousseff também foi informada, conforme relato de três ministros, interlocutores do Executivo e dois petistas.
Folha tentou entrar em contato com o secretário, mas ele estava viajando e não foi localizado.

Os rumores sobre a saída do "número 2" da Fazenda surgiram há duas semanas no meio empresarial e começaram a circular no Executivo.

Auxiliares presidenciais afirmam que o pedido para deixar o ministério foi feito por Barbosa em fevereiro, mas o acerto era que sua saída de fato só ocorreria após o encaminhamento da reforma do ICMS ao Congresso --ele é o representante da Fazenda nas negociações.

A votação do ICMS emperrou nesta semana no Senado por falta de consenso entre os Estados que alegam perda de receita com a alteração da regra, sobretudo São Paulo.

Nelson Barbosa está no Ministério da Fazenda desde 2006. Ao lado de Dilma Rousseff, à época no comando da Casa Civil, ajudou a montar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a estruturar o Minha Casa, Minha Vida. Tornou-se um dos mais próximos interlocutores da então futura presidente.

Nesse período, ele passou a ser visto no mercado como o aliado na Fazenda da então ministra da Casa Civil.

Atualmente, porém, comenta-se na Esplanada que ele perdeu espaço nas discussões macroeconômicas. O movimento coincide com a ascensão do secretário do Tesouro, Arno Augustin, atualmente um dos mais influentes assessores de Dilma.

No último sábado, a coluna Painel revelou que "quem acompanha os bastidores do governo observa que, no início da gestão de Dilma Rousseff, Mantega e Arno formaram aliança contra Barbosa, sempre apontado como potencial substituto do ministro da Fazenda". Hoje, é Arno o cotado para o cargo.

Barbosa é economista formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Em 2006, trabalhou no comitê de reeleição do presidente Lula. Quatro anos depois, ajudou a formular o programa econômico da então candidata Dilma.

Na área econômica, sempre foi visto como um dos formuladores da política econômica petista, embora não seja filiado. Nos debates internos, é defensor do aumento dos investimentos públicos, com a redução da meta de superavit primário, para estimular a economia.

Fonte: FOLHA DE S. PAULO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.