http://www.facebook.com/

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Planalto converte Novais num ministro ‘em suspenso’

Fotos: Sérgio Lima/Folha
Dono de estatura física miúda, o ministro pemedebê Pedro Novais (Turismo) perde o chão quando se acomoda numa cadeira.

Nesta terça (23), queixo quase colado à bancada, Novais foi inquirido na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.

Atribuiu os malfeitos da Operação Voucher a gestões passadas. Não deu nome aos bois. Mas referia-se a Marta Suplicy e Luiz Barretto, dois antecessores do PT.

Absteve-se de recordar que, ao tomar posse, promoveu a segundo da pasta Frederico Silva da Costa, entre todos o mais enrolado no inquérito da PF.

Demostenes Torres (GO), líder do DEM, questionou-o sobre a emenda de R$ 1 milhão que apresentou como deputado e que vai para empresa fantasma maranhense.

O ministro confirmou a autoria da emenda, que prevê a construção de uma ponte. Mas negou que a destinação tenha se consumado.

Excetuando-se Demóstenes, a oposição serviu refresco a Novais. Líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que o correligionário deu respostas firmes.

Líder do PMDB, Renan Calheiros declarou que Novais dispõe do apoio do partido. Meia verdade. Um pedaço da bancada pemedebê da Câmara prefere que ele peça pra sair.

Antes do depoimento de Novais, o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder de Dilma Rousseff na Câmara, informara às legendas aliadas que o Planalto suspendeu a “faxina”.

Segundo Vaccerezza, Dilma não deseja afastar mais nenhum ministro antes do prazo legal de saída daqueles que trocarão a Esplanada pelos palanques municipais de 2012.

No caso de Novais, informa o repórter Caio Junqueira, Dilma decidiu entregar o futuro do ministro ao PMDB.

Vai-se adotar no Turismo a mesma fórmula usada na resolução da encrenca da pasta da Agricultura.

Se Novais for compelido a mimetizar Wagner Rossi, que deixou a Agricultura por conta própria, caberá ao PMDB apontar o substituto.

Assim, em pé ou sentado, Pedro Novais frequenta a equipe ministerial como um personagem “em suspenso.”

Escrito por Josias de Souza

Um comentário:

  1. Quem dera se a pequenez de parte desta gente se limitasse a estatura física!

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.