http://www.facebook.com/

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fora de serviço.

1ras_conversaciones_telefonicas_espanol
Pesa mais do que um "casamento maltratado", disse a minha avó sobre o telefone preto grande que estava na casa de um vizinho. Ele tinha um cabo muito curto e depois de uma chamada, o meu dedo indicador estava manchado de poeira que tinha sob o disco. Ainda esperei ansiosamente o anuncio de minha mãe, que ligou do trabalho ou de uma província. Nós estávamos correndo as escadas para colar o ouvido e ouvir o que uma voz quase metálico disse do outro lado. As mais de dez famílias, dispunham apenas de duas linhas telefônicas. Então a briga com os proprietários deste dispositivo importante era permanecer impotente, incomunicável.

Se em março 2008 Raul Castro teria imaginado que ele iria desempenhar o papel de implantar a telefonia móvel na emergente sociedade civil em Cuba, divulgaram que provavelmente nunca iriam usar. Antes daquela data, os cubanos no exterior deveria procurar um telefone para formalizar contrato e, em seguida, deixá-los usar o serviço. O desejado chip só poderia ser adquirido por aqueles que apreciaram os quartos de hotel e aluguel de carros, assim, pelas pessoas que haviam nascido nesta ilha, felizmente, que o apartheid terminou cerca de quatro anos, até agora, mais de 1,2 milhão de usuários contrataram a Cubacel pré-pago. Esse número não deve mesmo ser feliz, porque ainda estamos muito atrás do resto das nações latino-americanas.

Apesar das limitações que traz seu alto custo, a baixa cobertura em muitas áreas do país e a suspensão temporária do serviço aos usuários de telefonia, o desconfortável celular veio para mudar nossas vidas. Neste momento, a capacidade de enviar e receber mensagens de texto, estabeleceu um maior contato entre os cidadãos, o intercâmbio de notícias e a habilidade é de valor inestimável para publicar no Twitter sem acesso à Internet. Poucos dias atrás, entrou em vigor uma redução de 44% para sms nacionais, apesar de ainda estarmos anos luz à frente de preços correntes no mundo. Se o objetivo da empresa de telefonia só no país está atraindo mais clientes e lucros maiores, também deve aceitar o efeito colateral de divulgação de informação e comunicação que isso vai levar. Cubacel é um estimado benefícios econômicos, mas é incapaz de perceber seu verdadeiro potencial da poderosa ferramenta social que agora carregamos em nosso bolso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.