http://www.facebook.com/

domingo, 29 de janeiro de 2012

Tarde demais.

foto: Orlando Luis Pardo Lazo


Ainda hoje, depois de assistir um documentário sobre as ruínas recentes, eu estava forçando a minha mente para um novo post intitulado "Espaços Inacabados:" Recolhi os testemunhos de vários arquitetos e estudantes que participaram da construção do Instituto Superior de Arte (ISA). Todos eles falavam da beleza original do projeto, a novidade de sua estrutura, e os desejos de fazer a sua forma e criação coincidirem. Mas ele também falou sobre o abandono da construção, juntamente com alguns dos seus projetos, que nunca foram concluídos. Então eu estava pensando nas colunas, tijolos e telhados cobertos de ervas daninhas, recebi um telefonema comunicando-me um desmoronamento no centro de Havana. Na Rua Infanta Saúde, um prédio de três andares não resistiu mais o tempo, e caiu na tarde de terça-feira, 17 de janeiro.

Lembrei-me das muitas vezes que tinha passado por este prédio, apressando meus passos pelo mau estado das varandas e paredes. Lembrei-me de todas as vezes que me perguntava como era que as pessoas continuavam a habitar um lugar tão perto do colapso. Para as pessoas que habitavam este edifício, a quantidade de materiais de construção que lá depositaram há algumas semanas veio tarde demais. Danos estruturais sofridos pelo edifício não tinha escolha, pois foi o resultado da indolência do Estado e de décadas de falta de cimento, tintas e outros materiais para reparar a estrutura. Com o gemido que veio antes o chão cedeu e as paredes desabaram sobre si mesmas e um pouco da arquitetura de um bairro com casas bonitas, chegava ao seu final.

Até agora, a imprensa oficial informou três mortos e seis feridos no desabamento da Princess Street. Pessoas que viveram os últimos anos de suas vidas olhando para o teto e calculando o tempo restante, temendo o que finalmente aconteceu. Como muitas outras pessoas nesta cidade que correm o mesmo risco, será amanhã? Que solução deve ser implementada para que estas tragédias não continuem a fazer parte da paisagem do nosso cotidiano? Não vamos aceitar uma resposta como: "Estamos estudando a questão, a fim de implementar as soluções de uma forma gradual". Mesmo agora, a situação dos habitantes, que ficou sem moradia. Para onde poderiam ir? Em vez disso, exigir do Estado para construir, reparar e proteger-nos.

Fonte: Blog Generation Y - Yoani Sánchez


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.