http://www.facebook.com/

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Espalha fatos, por Sérgio Lessa.


Tim Tim, por Tim Tim
Na última sexta-feira, dia 28, foi realizada na Câmara Municipal audiência pública para prestação de contas e avaliação das metas fiscais da Prefeitura, relativas ao segundo quadrimestre de 2012. O secretário de Finanças, Nestor Seabra, apresentou os resultados fiscais, a comparação de receitas com 2011, as despesas e os demonstrativos de limites.

Detalhes
A aplicação de verbas na Educação, até agosto de 2012, equivaleu a 28,8% das despesas do município. Na Saúde foram empregadas 30,9% (77% de recursos próprios e 23% recursos vinculados) e a despesa com pessoal chegou a 49,8% do total. Houve diminuição da arrecadação do município, frente ao que havia sido previsto na Lei Orçamentária aprovada para 2012.

Cobertor curto
O grande baque nas finanças guarulhenses se deu graças à redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), repassado pelo Estado aos municípios. O ICMS representa 35% da arrecadação total da cidade. Além disso, houve queda no repasse das transferências governamentais, em virtude das restrições do período eleitoral.

Gastando demais
Apesar da diminuição na arrecadação percebeu-se um crescimento da dívida do município, chegando a 60,9% da receita corrente líquida. Tudo isso tem gerado um atraso no pagamento das empreiteiras e dos fornecedores da Prefeitura. O Executivo está dando nó em pingo d’água para pagar em dia o salário dos servidores municipais e as despesas consideradas prioritárias (salários de inativos, duodécimos da Câmara, aluguel de imóveis, pagamento da coleta de lixo e dívida interna).

Contando com o ovo na galinha
A Prefeitura torce para que haja um aumento de arrecadação com a operação da concessionária do Aeroporto Internacional, cujo início está previsto para novembro. Por se tratar de empresa privada, a sua atividade deve gerar recurso com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Portanto fica a dica aos servidores públicos municipais que economizem seu dinheiro neste final de ano, pois se der uma zebra todo mundo entra em 2013 no vermelho.

Agendada
A Câmara Municipal anunciou a nova data para a realização da prova prática para o cargo de Jornalista Apresentador de Rádio e TV. O novo exame será realizado no dia 21 de outubro com abertura dos portões às 9h e fechamento as 9h15 a ser realizado na sede do Legislativo. Estão sendo convocados apenas os candidatos melhor classificados, que totalizam 15 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.