http://www.facebook.com/

terça-feira, 9 de outubro de 2012

ESPALHA FATOS por Sérgio Lessa.


Aqui se faz, aqui se paga
Depois da rumorosa tentativa de puxada de tapete no PMDB na época das convenções, onde integrantes da sigla quase derrubaram Adriana da presidência, já que ela queria ser candidata a prefeita, os protagonistas da ação acabaram se dando mal e o partido não conseguiu fazer nenhuma cadeira, apesar da boa votação de Silvana Mesquita, da própria presidente e do Missionário Jackson.

A política como ela é
O PMDB obteve 15.070 votos nominais e 700 de legenda, totalizando 15.770, número inferior ao quociente eleitoral que foi de 17.963. Morreram gordos na praia, Silvana Mesquita, com 3.567 votos, Adriana 3.442 e Jackson 3.366. Para se ter uma ideia de como é cruel para alguns o sistema de proporcionalidade, 11 candidatos eleitos tiveram menos votos que Silvana. O último da lista dos 34 foi Luiz Mato Grosso (PP) com 2.329.

Lugar ao sol
Mesmo com a derrota de vereadores e candidatos aliados ao Partido dos Trabalhadores, aqueles considerados pesos-pesados pelo governo, na hipótese de reeleição do atual prefeito Sebastião Almeida, estão praticamente garantidos em algum cargo público de alto escalão, como ocorreu no início de 2009 quando foram acomodados quase todos os derrotados nos cabides da Proguaru.

Cantou a bola
Quando o PSC anunciou que Elmer Japonês havia ingressado na sigla, a primeira a gritar foi a vereadora Helena Sena, pois em 2008 ele já tinha sido bem votado no PTdoB conquistando status de suplente. Agora, após a apuração realizada no último domingo constatamos que a parlamentar tinha razão. Elmer ganhou a cadeira de Helena sendo eleito o terceiro vereador mais votado da cidade com 6.467 votos, atrás somente de Soltur (7.183) e Professor Auriel (6.507). Helena computou 3.266, quase a metade do que foi conquistado pelo oriental.

Confirmado
A TV Câmara de Guarulhos transmitida pela operadora NET e pela Web TV no site oficial do Poder Legislativo já está organizando um debate a ser realizado durante o segundo turno entre os candidatos a prefeito Sebastião Almeida (PT) e Carlos Roberto (PSDB). Além disso, está prevista também para ocorrer em 1º de janeiro, a transmissão ao vivo pelos mesmos canais da cerimônia de posse do prefeito eleito e dos novos vereadores.

Escassez de lideranças
Dos 1.084 candidatos guarulhenses que buscaram uma vaga na Câmara Municipal, somente 154 tiveram votação acima de mil votos. Do restante, 357 tiveram menos de cem votos, 231 entre cem e duzentos, 226 entre duzentos e quinhentos e 116 de quinhentos a mil votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.