http://www.facebook.com/

domingo, 18 de dezembro de 2011

Ronaldo Tocha




Nesses últimos dias, enquanto estivemos mobilizados, reavaliei toda a minha condição de agente de fiscalização. 

Confesso ter ficado absolutamente surpreso com nosso movimento. Até o início do mesmo, eu considerava que estávamos às cegas, repletos de temores, incertezas e dúvidas, pois não sabíamos o que enfrentar. O lado de lá é muito forte.

Basta lembrar que nos tiraram (ou brecaram) uma série de direitos, dentre os quais ascender na carreira. Entretanto, faço um “mea culpa”, porque estava eu circunscrito ao meu mundinho particular, absorto com meus problemas, envolvido em meu trabalho, anestesiado em minha rotina, constituindo uma “vidinha” monótona e repleta de reclamações.

Experimentei sensações - do lado profissional - há muito adormecidas. Vi e vivenciei situações absolutamente inusitadas, depois de anos de “janela”. Conheci outros fiscais. E outros fiscais me conheceram também.

Aquela concepção que havia até então - inclusive minha, confesso - de que não conseguíamos quórum sequer para fazer uma reunião, foi por água abaixo. Aliás, eles, do lado de lá, sempre contaram com isso. Seu maior temor, no entanto, era que (re) descobríssemos a nossa força. 

O individualismo deu lugar ao coletivo e à solidariedade.

Por ora, não sei e nem quero saber aonde isso vai chegar. O que importa é que me reafirmei como funcionário público, posso andar de cabeça (mais) erguida e daqui por diante verei nossa categoria com outros olhos.

O maior legado dessa greve não será aquilo que viermos a conquistar, mas esse espírito de corpo - “duzentas canetas” (®copyright by Claudinha Nucci, não esqueci não).

Tenho a certeza de que não serei o mesmo depois dessa “experiência” e que jamais vou deixar quem quer que seja tirar esse espírito de mim.

Agradeço a todo (a)s que de alguma forma colaboraram, com pequenos ou grandes gestos - não vou citar nomes, mas quando lerem isto, se lerem, vão saber quem são - o (a)s que fizeram as negociações, o(a)s que abriram canais de comunicação com a administração, o (a)s que doaram um pouco de seu fôlego soprando os apitos, o (a)s que doaram um pouco de seu tempo, o (a)s que puseram os narizes vermelhos, o (a)s que seguraram as faixas, o (a)s que deram opiniões e sugeriram algo, o (a)s que filmaram e fotografaram, o (a)s que deram espaço sob o seu guarda-chuva/sol aos colegas, os abrigando da chuva ou do sol escaldante, o (a)s que deram carona aos demais, o (a)s que “racharam” o combustível, o (a)s que pagaram ao parceiro a refeição do dia, o (a)s que fizeram a “correria” para conseguir carros de som e locais para que nos reuníssemos, o (a)s que recolhiam as assinaturas, o (a)s que copiavam e distribuíam os materiais à população, o (a)s que divulgaram informações pela internet e celular, o (a)s que almoçaram e beberam comigo, etc.

Estivemos juntos na maioria das vezes, defronte ao paço municipal, no bairro do “Bom Clima”. Não achei palavras mais apropriadas para definir essa sensação. Será coincidência ou obra do acaso? Não seria profético se nos reuníssemos na Vila União?

Pra encerrar toda essa “bagaça”, desejo que doravante, façamos jus ao nome do bairro, aplicando-o a nós mesmos. Então... que mantenhamos sempre, o Bom Clima e a união entre nós.

Agora chega, porque tá ficando piegas.
Vou sair pra beber umas pingas.
Amplexo.
Fui.

6 comentários:

  1. Evitei qualquer postagem no meu blog que fizesse referencia ao nosso movimento para evitar que pessoas buscassem vincular interesses pessoais ao movimento, no entanto, não posso deixar de postar esta, que entendo importante crônica, do nosso colega Ronaldo, mesmo sem sua autorização.
    Suas palavras são muito importante para refletirmos a respeito dos nossos sentimentos de amizade e companheirismo, essenciais ao fortalecimento de nossas amizades e nossas lutas.

    ResponderExcluir
  2. Ele conseguiu refletir os sentimentos e a ansia de todos os colegas de profissão.
    Parabéns Ronaldo.
    Parabéns Chico.
    Parabéns a todos nós que vivenciamos e aprendemos o quanto é importante fazermos parte desta família : Agentes de Fiscalização do Município de Guarulhos. Rosmari

    ResponderExcluir
  3. Realmente o Dinho conseguiu expressar em palavras o sentimento de todos nós.
    Só tenho a agradecer a todos que estiveram juntos, lutando por um ideal comum.
    Como é bom saber que ainda podemos contar com os colegas. Como é bom poder comprovar em atos que o egoísmo e o individualismo não fazem parte da personalidade da maioria dos colegas. Como disse a Rosmari: - Que esta família, dos Agentes de Fiscalização de Guarulhos permaneça unida.
    Márcia Souza

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo, sua crônica é maravilhosa, pois reflete o sentimento de homens e mulheres em luta pelo que desejam.

    Momentos que ficarão marcados para sempre, pois em doze dias pudemos aprender o que não é possível em uma vida inteira...

    Parabéns aos Agentes de Fiscalização, pois estão criando sua identidade na luta!

    A vitória dos Fiscais é deles, e, de alguma forma, também é nossa! Mas a derrota deles não será só deles, mas nossa, dos servidores. Portanto não podemos permitir que isso ocorra. Todo apoio a luta dos Agentes de Fiscalização!

    Elson Moura - Agente de Cadastro

    ResponderExcluir
  5. A única forma de se caminhar junto é... caminhando junto. E é isso que vocês estão fazendo.
    A união se constrói ficando unidos. Ela não existe antes da luta, mas depois que se luta, e apenas por que se lutou junto.
    Não foi a união que criou esse movimento, essa mobilização dos fiscais. Foi a coragem de vocês em se disporem a lutar que criou essa união que vemos agora, e pela qual eu os parabenizo.
    Deixo com vocês as palavras do poeta espanhol António Machado:

    Caminhante, são teus rastos
    o caminho, e nada mais;
    caminhante, não há caminho,
    faz-se caminho ao andar.
    Ao andar faz-se o caminho,
    e ao olhar-se para trás
    vê-se a senda que jamais
    se há-de voltar a pisar.
    Caminhante, não há caminho,
    somente sulcos no mar.


    Abraços a todos e parabéns ao Dinho pelo belo texto.

    Leandro Caetano - Advogado de profissão, mas Fiscal de coração.

    ResponderExcluir
  6. Só tenho a dizer que ele resumiu tudo , o que todos estão sentindo nesse momento.Adoreiiiii!Parabéns Ronaldo e a nós todos!! Valeu!!!!
    Carla Cristina Alves-Ag. de Fiscalização

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.