http://www.facebook.com/

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ALMEIDA DEFENDE MUDANÇAS NO IPREF PARA TORNÁ-LO "VIÁVEL".

Autarquia foi transferida para novo prédio na rua do Rosário, que abrigará 15 salas em 1.600 m².
 
Foto Aparício Reis
Almeida discursou durante evento de inauguração do novo prédio.

O prefeito Sebastião Almeida anunciou nesta quarta-feira, durante inauguração do novo prédio do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais (Ipref), que estuda reformulações para a autarquia junto a representantes do órgão.

"O Ipref precisa de mudança. Todo sistema de previdência só sobrevive quando há um número grande de contribuintes equilibrando a parcela de aposentados e não é o que acontece", afirmou o prefeito. Ele ressaltou que projetos já foram apresentados pela autarquia, mas que ambos estudam a melhor solução.

Segundo Almeida, a prefeitura não pode continuar investindo tanto dinheiro no instituto, uma vez em que os valores repassados por ano são altíssimos. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), até agosto deste ano, o aporte repassado pelo Executivo soma R$ 28.066.005,70 milhões. No ano passado o valor superou os R$ 50 milhões.

Como divulgado pelo HOJE, o problema ocorre principalmente pelo fato de os servidores repassarem ao instituto 8% dos seus salários referente ao plano de saúde, porém o valor não tem sido suficiente para o benefício cabendo a Prefeitura o repasse da quantia em débito - que em alguns meses chega a ser 120% superior ao que determina a lei.

Atualmente o instituto possui cerca de 3.055 segurados, entre servidores efetivos estatutários, aposentados e pensionistas. Para Almeida, a mudança é mais do que necessária. "Nós não podemos manter o Ipref no modelo atual porque é um desequilíbrio permanente", afirmou.

A nova sede, localizada na rua do Rosário, 226, Vila Camargos, possui 1.600 m² de área útil construída e abrigará todas as dependências do instituto em 15 salas. Segundo o presidente da autarquia, Luis Carlos dos Santos, a transferência de prédio significa uma transformação completa em tudo que diz respeito ao Ipref. "Não há somente uma mudança física de local, mas também uma mudança nas nossas perspectivas para enfrentarmos os desafios enquanto instituição", ressaltou.

Fonte:GUARULHOSWEB

3 comentários:

  1. Com todo respeito ao Chefe do Executivo, mas, é muito estranho este discurso. Todos os problemas do Instituto foram causados justamente por estas três últimas administrações que preteriram o regime estatutário e nenhum concurso foi feito neste sentido; que recusaram a proposta elaborada para um IPREF saúde extensivo a todos os servidores o que viabilizaria o programa, optando em manter uma saúde que na realidade só valeria a pena aos que já apresentavam uma situação inviável para entrar em outro plano, e em assim sendo, todo o pessoal tratado e com uma “sinistralidade” menor procuraram outros planos de saúde.
    Outra, o Instituto estava instalado em um prédio de dois pavimentos, foi transferido para outro com cinco, dispondo de 1600 m2 e 15 salas! Quais as mudanças de fato implementadas? Como ficará a estrutura administrativa? Quanto vai ser economizado com as mudanças? Sinceramente, esperamos que, realmente o administrador viabilize o Instituto, pois todas as alegações postas a lume já é de conhecimento, inclusive, inúmeros questionamentos dos que de alguma forma se preocupa com a estabilidade do Instituto.

    ResponderExcluir
  2. Para iniciar qualquer mudança, se faz necessário realizar o dever de casa. Primeiramente, servidor estatutário sendo gestor do IPREF (dimunui drasticamente o gasto com folha de pagamento), concurso para cargo público, plano de saúde para todos os servidores (oxigenam o sistema previdenciário e plano de saúde) e o IPREF instalado em prédio próprio. O prédio onde abriga o SAAE no Bom Clima, foi construído visando ser a sede do Instituto, contudo, na prorrogação do segundo tempo, cederam através de Decreto Municipal a Autarquia gestora do sistema de água e esgoto. Não há concurso para cargo púlbico desde 2000, limitando as contribuições previdenciárias e aumentando ano a ano significativamente o aporte e suplementação advinda dos cofres municipais.

    ResponderExcluir
  3. Interessante o comentário do presidente do Ipref, nem a mudança ele conseguiu administrar, vcs precisavam ver a falta de respeito por nós segurados, principalmente aposentados e pensionistas, só ficamos sabendo que mudou o prédio quando fomos até a sede e tinha uma faixa de mudança, pois não recebemos se quer um comunicado. Pra mudar o Ipref uma simpls mudança de prédio, não significa uma mudança de perspectiva, pra isso tem que mudar essa administração que já mais que comprovou ser incopetente.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.