http://www.facebook.com/

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Se perder no STF, Cachoeira silenciará na CPI.

Josias de Souza



Sob a bem remunerada orientação de Márcio Thomaz Bastos, Carlinhos Cachoeira tornou-se um depoente duro de roer. Se for atendido pelo STF, fugirá do banco da CPI batizada com o seu nome pela segunda vez num intervalo de uma semana. Desatendido, vai se abster de responder à inquirição dos congressistas, avisa seu advogado.

Remarcado para esta terça (22), o depoimento de Cachoeira à CPI depende, de novo, de um despacho do ministro Celso de Mello, do STF. O magistrado digulgará nesta segunda (21) sua decisão sobre a nova petição que recebeu de Thomaz Bastos há três dias.

Há uma semana, Celso de Mello desobrigara Cachoeira de comparecer à CPI. Considerara que o presidente da comissão, Vital do Rêgo (PMDB-PB), havia violado os sacrossantos direitos do acusado ao sonegar à defesa o acesso aos inquéritos sigilosos disponíveis no Congresso.

Em reação, a CPI franqueou sua sala-cofre à equipe do ex-ministro da Justiça de Lula e remarcou o depoimento de Cachoeira. Na nova petição, Thomaz Bastos reclama no Supremo que Vital não autorizou a extração de cópias. De resto, pede mais tempo.

A defesa alega que, mobilizando infantaria de uma dezena de doutores, precisará de pelo menos três semanas para digerir os arquivos digitais da CPI. É chicana protelatória, acusam os membros da comissão, à espera do veredicto de Celso de Mello.

O pior é que, ainda que obtenha o que deseja –autorização para copiar documentos e três semanas para analisá-los —, Cachoeira não estará obrigado a abrir o bico na CPI. Pela lei, nenhum acusado é obrigado a produzir provas contra si mesmo. Pode calar e até mentir.

Afora a convocação da CPI, Cachoeira foi chamado a depor, na quarta (23), perante o Conselho de Ética do Senado. Ali, foi arrolado como testemunha de defesa do amigo-senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), às voltas com um processo por quebra do decoro parlamentar.

Thomaz Bastos não informou, por ora, qual será a tática de seu cliente nesse segundo foro. Se optar por travar a língua também no Conselho de Ética, Cachoeira fritará Demóstenes, já bem passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.