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quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Carrefour da Vila Rio é autuado por condições insatisfatórias de higiene.

Pela segunda vez, só nesta semana, o hipermercado Carrefour foi autuado por irregularidades em uma de suas lojas na cidade. Na manhã de ontem, na unidade Vila Rio, localizada na avenida Benjamin Harris Hunnicutt, a equipe do Procon e da Vigilância Sanitária de Guarulhos realizaram blitz de fiscalização e autuaram o estabelecimento por ter produtos vencidos à venda, precárias condições de higiene na câmara frigorífica e no estoque de alimentos, além de mercadorias descongeladas, com embalagem violadas e ainda sem etiqueta de preço e data de validade legível. Ao total, foram registrados cerca de 50 itens. Entre os produtos vencidos foram encontrados iogurte fermentado com polpa de frutas (Danone), rabo de porco, linguiça de porco e bacon. Foram verificados ainda hambúrgueres, sanduíches pré-prontos e queijo coalho descongelados ou com temperatura de refrigeração inadequada. O motivo apresentado pelos órgãos fiscalizadores foi o excesso de produtos colocados nos balcões refrigeradores da loja. Com isso, apenas embalagens no fundo dos balcões são conservadas em temperatura ideal. Na câmara fria, onde são armazenados peixes, carnes e frios, o problema identificado foi falta de higiene, inclusive pelo lixo no chão do espaço, além da armazenagem inadequada. "O Carrefour deixa a desejar no quesito limpeza. As condições de higiene são precárias e alguns produtos, como os descongelados, oferecem riscos aos clientes", afirmou o diretor do Procon Guarulhos, Jorge Wilson Gonçalves de Mattos. Uma porta enferrujada na salsicharia da loja foi motivo para mais uma notificação. O estabelecimento tem 15 dias para providenciar a troca. Em relação a outras irregularidades, o Carrefour tem 10 dias para entrar com recurso ao auto de infração expedido pela Vigilância Sanitária. Após este período, se o recurso for negado, será aplicada multa de acordo com o faturamento médio da loja. Já a autuação do Procon leva até 60 dias para ser encaminhada à loja e também cabe recurso. Além das irregularidades notificadas e autuadas ontem, outra denúncia é de que o hipermercado estabelece limite mínimo de compra de R$ 5 em seu cartão próprio, o cartão Carrefour. O responsável pela loja negou o procedimento. Como a comprovação da denúncia não foi feita pela equipe do Procon, o órgão apenas alertou para a possibilidade de futuras fiscalizações para confirmar a informação passada pela gerência. A assessoria de imprensa do Carrefour informou que foram tomadas medidas para sanar as falhas observadas e ressaltou que as ocorrências não seguem o padrão de qualidade estabelecido pela empresa. Porém, não se manifestou ao ser questionada sobre possíveis ações para impedir novas autuações. Serviço: Vigilância Sanitária - (11) 2472-5073 Procon - (11) 2468-0008
fonte: Guarulhosweb.

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