http://www.facebook.com/

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Preterido no Recife, Rands deixa o PT, o governo e renuncia ao mandato.

Em carta "ao povo de Pernambuco", deputado federal criticou métodos autoritários do PT, anunciou sua saída da vida pública e defendeu o candidato do PSB em Recife.

Valor Online

Maurício Rands anuncia saída do PT depois de ser preterido na disputa pela Prefeitura do Recife
 
O deputado federal Maurício Rands, que foi pressionado a desistir de disputar as prévias do PT para a escolha do candidato do partido à Prefeitura do Recife, anunciou nesta quarta-feira sua desfiliação da legenda, a renúncia ao mandato de deputado federal e ao "afastamento definitivo" do cargo de secretário de governo de Pernambuco. "Vou sair da vida pública e da política partidária para exercer ainda mais plenamente a cidadania", escreveu o ex-petista em carta "ao povo de Pernambuco".

Especial iG: PT encolhe no mapa eleitoral e vira alvo de aliados nas capitais

Poder Online: T recho da carta em que Rands explica desfiliação do PT

No texto, Rands critica os métodos autoritários do PT e defende a candidatura de Geraldo Júlio (PSB), ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do governador pernambucano e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. "Trabalhei diretamente com Geraldo Júlio e sou testemunha de como ele foi central para o sucesso do governo Eduardo Campos. Acredito que Geraldo Júlio é o quadro mais preparado para atualizar e aperfeiçoar a gestão municipal do Recife", afirma.

Recife: Imposto pelo PT, Humberto Costa quer se reconciliar com prefeito

Belo Horizonte: Patrus Ananias será o candidato do PT a prefeito

O ex-deputado federal disse que, devido a seu apoio, decidiu sair do PT e, para provar que não se trata de barganha por cargos, também deixará o governo de Pernambuco. O PT concorrerá com o senador Humberto Costa, indicado pela direção nacional do partido, que pressionou Rands a desistir das prévias e impediu o atual prefeito, João da Costa, de tentar a reeleição.

Eleições: PT quer proibir PSB de usar imagem de Lula no Recife

Essa decisão do PT é criticada por Rands, que disse ter tentado, sem sucesso, renovar os métodos do partido nas prévias. "Na luta pela renovação do partido, no Recife e em outros lugares, infelizmente, têm prevalecido posições da direção nacional, adotadas autoritária e burocraticamente, distantes da realidade dos militantes na base partidária", afirmou.

Fortaleza: Após 8 anos com PT, PSB oficializa candidato

Para o ex-petista, foi "infrutífera sua tentativa de mostrar que o 'como fazer' é tão importante quanto os resultados", em referência velada aos métodos do PT, que tem se aliado a antigos adversários para vencer a eleição e barrado as prévias, prática histórica da legenda. Rands não disse na carta o que fará sem o mandato de deputado federal e sem cargo no governo do Estado. Nos bastidores, comenta-se que ele deve se filiar ao PSB de Eduardo Campos. Retirado da disputa pela prefeitura, o prefeito João da Costa é outro que também pode sair do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.