http://www.facebook.com/

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Chávez diz que seria "nefasto" se direita brasileira vencesse eleições.

Caracas, 7 fev (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, indicou hoje que seria "nefasto" para a América Latina se a direita recuperasse o Governo do Brasil nas próximas eleições presidenciais, em outubro. "Neste ano há eleições no Brasil e temos certeza de que o império americano vai apostar tudo na direita brasileira, para ter desde 1º de janeiro do ano que vem um Governo subordinado às ordens americanas. Isso seria nefasto para a união da América do Sul", disse Chávez em seu programa dominical "Alô Presidente". "Não nos intrometemos nos assuntos internos, mas cabe a nós saber o que acontece nos países irmãos da América Latina e do Caribe", acrescentou o presidente venezuelano. Chávez advertiu que os setores direitistas do continente, com o amparo e a ajuda dos Estados Unidos, suscitaram uma ofensiva política para recuperar a posição que tiveram antes que surgissem as correntes progressistas que chegaram ao poder em vários países da região. "A direita imperialista e lacaia se reúne e contra-ataca, continua tentando voltar ao poder", assinalou Chávez. O líder explicou que essa ofensiva tenta "afastar nossos Governos uns dos outros para enfraquecê-los, atacar a Unasul, a Alba". Ele assegurou o mesmo ocorreu em relação "ao golpe de Estado de Honduras e às sete punhaladas no coração da União Sul-Americana, que são as bases estrangeiras na Colômbia". Chávez insistiu que "hoje a união é muito mais necessária porque o império e as burguesias lacaias trabalham para impedir a união". Ao se referir às eleições brasileiras, o presidente disse que tinha "grande esperança que o Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que não se subordinou às ordens do império ianque e foi nosso aliado, continue seu curso, continue seu ritmo". Chávez afirmou que o Governo Lula "é aliado dos povos da América, dos povos progressistas".

Um comentário:

  1. Este é o tipo de apoio que não conseguimos classificar se positivo ou negativo. Os anos passam e acredito que cada vez fico mais “idiotizado” com relação à política. Ouvimos até hoje que os militares foram isso, aquilo e tudo mais; alardeavam que quem é socialista é de esquerda e honestos, quem é capitalista é de direita e desonesto; que governo bom é este e que aquele é um absurdo e um retrocesso. De repente nos deparamos com situações como esta, um cidadão fardado, diga-se de passagem, condição que em nosso país os tidos como de esquerda abominam, querendo opinar a respeito das vontades de nós brasileiros, dizer o que é bom e o que é ruim para nosso país, será que não temos capacidade de julgamento? Espero que os brasileiros continuem podendo colocar e tirar do poder quem eles entenderem melhor! Esse papo de direita e esquerda não cola, partidos e siglas possuem, apenas, personalidade jurídica, nada mais: Honra, caráter, retidão, enfim, valores morais quem possui, ou não, são os cidadãos, e assim sendo são estes os que devemos julgar, não siglas.
    Pergunto: Será que o Sr. Hugo Chaves é um exemplo a ser seguido? Se o é! Então a democracia é o pior dos regimes, pois pelo que ouvimos e vemos este cidadão esta destruindo a Venezuela, colocando-a em uma crise que, em persistindo seu governo irreversível.
    Tenho impressão que governo bom, para os que vivem de “militância” é o governo do qual estão participando e se locupletando. Não é a toa que muitos dos que outrora gritava, esperneava, empunhavam bandeiras etc. agora estão calados, cabisbaixo em seus novos endereços, dirigindo, agora, seus carros, tidos como novos ricos, sem lutar pelos velhos ideais como se todos estivessem se concretizado, ou será que lutavam apenas por suas conquistas pessoais? Outros que não conseguem se enquadrar no poder; seja por falta de espaço seja pelo fato de sua corrente interna ser mais fraca, e então migram para outros estados buscando: aos adversários tentar impor suas irrefletidas verdades e dos correligionários receberem a parte deste latifúndio.
    Prefiro, ainda, esta democracia capenga como forma de poder continuar escrevendo estes desabafos que, com certeza, muitos companheiros Venezuelanos não podem fazer.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.