http://www.facebook.com/

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Presidente da Câmara suspende convocação de Palocci para depor em comissão.

Maurício Savarese
Do UOL Notícias
Em Brasília

http://noticias.uol.com.br/politica/2011/06/01/presidente-da-camara-suspende-convocacao-de-palocci-para-depor-em-comissao.jhtm
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), decidiu nesta quarta-feira (1) suspender a convocação do ministro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para depor na Comissão de Agricultura da Casa.

O requerimento que pedia a convocação de Palocci foi aprovado hoje pela manhã em votação simbólica no colegiado. No entanto, deputados governistas questionaram a validade do resultado, alegando que não houve tempo suficiente para que parlamentares contrários à proposta se manifestassem (veja vídeo ao lado).

Petistas afirmaram que o presidente da comissão, o deputado Lira Maia (DEM-PA), foi rápido demais na organização da votação e, "em um golpe", antecipou-se e proclamou uma decisão classificada como equivocada. Já o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), autor do requerimento, afirmou que foram cumpridos os ritos regimentais e que o requerimento foi aprovado por que “o governo dormiu” na votação.

O presidente da Câmara alegou que, antes de definir se houve infração ao regimento, precisa tomar conhecimento dos meandros da sessão desta manhã. A decisão final será conhecida na próxima terça-feira (7).

A opção de suspender a ida de Palocci ao Congresso foi anunciada depois de registrada uma questão de ordem (solicitação de esclarecimento) com assinatura de mais de 30 membros da comissão de Agricultura, contestando a proclamação do resultado feita por Lira Maia.

“Vamos suspender a decisão tomada, por ora, na comissão, para que eu possa olhar os vídeos, ouvir o presidente Lira Maia, tomar conhecimento das notas taquigráficas e ouvir os deputados que estavam presentes”, disse o presidente da Câmara. “Essa é a decisão mais equilibrada o possível.”

Mais cedo, o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, tinham prometido reverter a decisão da comissão. O patrimônio de Palocci multiplicou em mais de 20 vezes, para mais de R$ 10 milhões, entre 2006 e 2010, quando ele era deputado federal.

Repercussão
Vaccarezza comemorou a decisão. “O presidente Marco Maia assumiu uma posição de magistrado e tomará a decisão mais sensata depois de colher todas as informações que necessita.”

O líder do DEM, ACM Neto, lamentou a suspensão, mas disse respeitar o anúncio do presidente da Casa. “Nós, da oposição, confiamos no presidente e acreditamos que ele manterá a decisão da comissão de Agricultura.”

Maia afirmou que os efeitos da convocação estão suspensos, o que não significa que o pedido está cancelado. A questão de ordem apresentada pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG) aponta que as lideranças partidárias da base governista tinham recomendado voto contra a convocação de Palocci antes da confusa votação na comissão de Agricultura.

O líder do governo reforçou esse argumento. “A praxe nas comissões é de dar ganho pela orientação dos partidos. O que houve foi um golpe”, disse Vaccarrezza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.