http://www.facebook.com/

terça-feira, 28 de junho de 2011

Primeira-dama de Campinas (SP) recebia propina em casa e em mãos, diz testemunha.

Maurício Simionato
Especial para o UOL Notícias
Em Campinas (SP)
A primeira-dama de Campinas, Rosely Nassim Jorge Santos
A primeira-dama de Campinas, Rosely Nassim Jorge Santos


O ex-presidente da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A) Luiz Augusto de Aquino, considerado a principal testemunha na denúncia de corrupção na prefeitura de Campinas (93 km de São Paulo), confirmou na manhã desta terça-feira (28) à Justiça que a primeira-dama da cidade, Rosely Nassin Santos, comandava o esquema de fraudes em contratos.

Beneficiado pela delação premiada, Aquino disse a promotores que ele entregava em espécie e em mãos à primeira-dama o dinheiro das propinas em três endereços: o gabinete de Rosely, no prédio da prefeitura; a residência do casal; e o escritório de uma empresa “fantasma” de transportes em um bairro da cidade. Segundo Aquino, o prefeito Hélio Oliveira Santos (PDT), marido de Rosely, era ciente das transações mas não presenciava a entrega do dinheiro.

“À vezes o prefeito estava na casa, mas ele nunca participou destas entregas de dinheiro. Se ele sabia ou não sabia, não posso afirmar”, declarou Aquino. Em algumas ocasiões, segundo ele, o dinheiro era entregue no próprio gabinete da primeira-dama, no 4º andar da prefeitura.

O gabinete dela fica ao lado do gabinete do prefeito. Rosely foi exonerada no mês passado após seu nome aparecer nas investigações.

O ex-amigo do prefeito Dr. Hélio, afirmou ainda ao juiz Nelson Augusto Bernardes, da 3ª Vara Criminal de Campinas, que “todos os contratos da Sanasa” foram fraudados no período em que presidiu a empresa _de janeiro de 2005 a julho de 2008.

Aquino deixou o cargo em 2008 e declarou ao juiz que nunca a prefeitura abriu uma sindicância ou qualquer procedimento para apurar as fraudes ocorridas na Sanasa.

O ex-presidente da Sanasa ainda detalhou como funcionavam as fraudes na Sanasa. Em alguns casos, segundo ele, as empresas do grupo do empresário Antonio Carlos Cepera chegavam a participar até da elaboração dos editais para licitação.

Rosely chegou a ter a prisão preventiva decretada e permaneceu foragida, mas conseguiu revogar a ordem de prisão no Tribunal de Justiça. Ela nega as acusações. Já Aquino disse que optou por fazer a delação premiada dos casos de corrupção para tentar "corrigir os desserviços e crimes que cometeu".

No início de junho, o Ministério Público denunciou 22 pessoas por formação de quadrilha. Elas são acusadas de direcionar licitações da Sanasa (empresa mista de saneamento da cidade) em troca de propinas. Conforme a Promotoria, o esquema era chefiado pela primeira-dama e ex-chefe de gabinete Rosely Nassim Santos. Também participava o vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT), segundo os promotores.

Um comentário:

  1. E ano deu Nada, a Vaca esta ai Gozando o dinheiro roubado!

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.