
A crise que assedia o governo gaúcho de Yeda Crusius (PSDB) transbordou do Rio Grande do Sul para Brasília.
Deve-se o extravasamento à decisão do presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Ivar Pavan (PT), de abrir contra Yeda um processo de impeachment.
Presidente nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra (PE) saiu em defesa da governadora tucana. Tachou o gesto do petista de tentatia de golpe.
“Nunca tive a menor dúvida de que isso ia acontecer. É um movimento golpista liderado pelo PT...”
“...Não me surpreende que o presidente da Assembleia, que é do PT, encaminhe esse tal impeachment”.
Para Sérgio Guerra, o petismo empreende contra Yeda uma “conspiração”. Ecoando o senador, José Aníbal (SP), líder do PSDB na Câmara investe contra Pavan:
“É um petista completamente envolvido nessa conspiração permanente contra a governadora e contra o Rio Grande. É o padrão petista...”
“...Não aceitam o jogo democrático e usam posições que conquistam para conspirar e tentar desestabilizar”.
São mínimas as chances de o pedido de impeachment prevalecer. A despeito do desgaste, Yeda dispõe do apoio damaioria da Assembleia.
A governadora não vai escapar, porém, do desgaste. Na próxima terça (15), o pedido de impechment será lido, na íntegra, na sessão plenária da Assembleia.
Aberto formalmente nesta quinta (10), o pedido está escorado no escândalo que produziu desvios de R$ 44 milhões no Detran gaúcho.
Ao dar seguimento ao pedido, o petista Ivar Pavan quebrou uma tradição. Jamais fora aberto no Rio Grande do Sul um processo de impeachment.
Quando governava o Estado, o petista Olívio Dutra também tivera contra si um pedido de afastamento. Fora à gaveta, contudo.
Instado a comentar a mudança de padrão, Ivar Pavan deu de ombros para a tradição:
"O que é inédito não é romper a tradição. Inédito é o esquema de corrupção descoberto no Rio Grande do Sul...”
“...Inédito é o conteúdo que sustenta a denúncia do processo de cassação. Jamais ocorreu no Estado a denúncia de um esquema como esse para desviar dinheiro público, que envolvesse tantas pessoas”.
Escrito por Josias de Souza às 04h16
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.