http://www.facebook.com/

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Justiça nega recurso da Câmara de Campinas e mantém vice-prefeito no poder.

Maurício Simionato
Especial para o UOL Notícias
Em Campinas (SP)

A desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo Cristina Cotroli decidiu nesta sexta-feira (2) manter o atual prefeito de Campinas (93 km de São Paulo) no cargo. O ex-vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT) assumiu o cargo após a Câmara Municipal cassar o mandato do prefeito Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), no último dia 20 de agosto. Hélio teve o alto escalão de seu governo envolvido em denúncias de corrupção e por isso foi afastado.

Após tomar posse como novo prefeito, foi a vez de Vilagra ser retirado do poder pela Câmara Municipal, no dia seguinte. Os vereadores também abriram uma Comissão Processante contra o petista, já que ele está envolvido no esquema de irregularidades.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Serafim (PDT), chegou até a marcar o horário da posse –pois assumiria a prefeitura interinamente por 90 dias para convocar novas eleições.

No entanto, Vilagra conseguiu reverter, em caráter liminar, o seu afastamento e a abertura da Comissão Processante na Justiça de Campinas –que entendeu que a Câmara não poderia apurar as acusações contra novo o prefeito, já que Vilagra só poderia ser investigado ou afastado por atos praticados como prefeito e não como vice.

A Câmara Municipal então recorreu da decisão na semana passada, mas a desembargadora decidiu hoje manter Vilagra no cargo.

Para o procurador da Câmara, Manuel Carlos Cardoso, autor do recurso no TJ, Vilagra assumiu a prefeitura em diversas ocasiões durante o governo de Dr. Hélio e poderia ser responsabilizado por fraudes em contratos e corrupção que tenham ocorrido durante a gestão.

Em maio, Vilagra chegou a ser preso e foi solto após prestar depoimento no Ministério Público. Em junho, a Justiça decretou a prisão do petista novamente. Na ocasião, ele ficou cinco dias foragido até conseguir reverter a ordem no Tribunal de Justiça de SP.

Em junho, ele foi denunciado por corrupção e formação de quadrilha pelo Ministério Público. Ele negou as acusações e disse ser inocente.

Após tomar posse no lugar de Dr. Hélio no último dia 23, Vilagra afirmou que defenderia “as investigações do Ministério Público”.

“Gostaria de deixar claro a todos neste primeiro pronunciamento minha posição em relação a todas as investigações do Ministério Público. Como cidadão, como político e como petista, apoio totalmente as investigações, não só em Campinas como nas demais cidades em que estão sendo realizadas [investigações]”, discursou na posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.