http://www.facebook.com/

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mulher é presa em flagrante por racismo e falta de respeito na avenida Paulista (SP).


Um vídeo revoltante publicado na internet suscita a discussão acerca do preconceito existente em parte (mínima, acredito) da sociedade contra minorias, especialmente os deficientes físicos.

Nos interessa aqui, analisar a postura da chamada cidadã em relação aos policiais que atenderam a ocorrência onde ela era acusada de ter, em tese, cometido o crime de racismo contra um mendigo. A mulher, "cidadã do povo", fala em alto e bom som que os PM´s são "vagabundos, idiotas e analfabetos", referência bastante ingrata para quem somente queria assegurar o direito de cidadania a um deficiente físico.

Lamentavelmente, esse sentimento, que não pode ser amenizado sob alegação da forte emoção provocada pelo momento, é compartilhado, mesmo que veladamente, por parte da sociedade e é exposto exatamente em momentos de tensão e em que há algum risco (prisão) eminente.

Não somos vagabundos pois, apesar de muito se dizer que não fazemos nada, até nesse momento a adrenalina está a mil, no aguardo de que algo de ruim possa acontecer. Não somos idiotas, pois aplicamos a lei e a interpretamos em fração de segundos como nenhum outro juiz poderia fazer melhor e finalmente, não somos tão analfabetos ao ponto de atacar racialmente um ser humano da forma tão inescrupulosa como essa senhora alfabetizada fez.

Ainda lhes resta, caro leitor, alguma dúvida de que o preconceito é a origem de todos os enganos? Somos vagabundos, idiotas e analfabetos? Reflitamos.

2 comentários:

  1. OLá, Francisco!

    Gostaria de saber se você advoga.

    Preciso de um advogado para entrar com uma ação de Reintegração de posse.

    Obrigado,
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos, me contate através do e-mail fclbrito@hotmail.com. Um abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.