http://www.facebook.com/

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Deboni atuou na recuperação judicial da Tapetes Lourdes.

FOLHA
metropolitana

Wellington Alves                                                                                                                    arquivo FM

 
 Sérgio Deboni foi advogado da Valapi S/A Indústrias e Comércio 

O secretário de Assuntos Institucionais da Câmara Municipal, Sérgio Deboni, foi advogado da Valapi S/A Indústria e Comércio, uma das empresas envolvidas no processo de recuperação judicial da fábrica Tapetes Lourdes. Um prédio da antiga fábrica, na Vila Augusta, pode ser comprado pelo próprio Legislativo, com apoio da Prefeitura de Guarulhos.

Deboni aparece como representante da Valapi em dois pedidos encaminhados à 5ª Vara Civil de impugnação de crédito, em 13 e 16 de outubro de 2009. Ele é vinculado ao presidente da Câmara Municipal, Eduardo Soltur (PSD), que fez a indicação do imóvel a ser adquirido para sediar a Casa de Leis.

Soltur, com apoio da Prefeitura, apresentou proposta de compra do prédio. Laudo da LMCR Engenharia de Avaliações e Perícias, de 14 de abril de 2010, revela que o imóvel custa R$ 11,5 milhões. O grupo de credores da fábrica, responsável por analisar a proposta do Parlamento, aceitou na última semana a venda por R$ 10,5 milhões.

Para efetivar a compra do prédio, a Prefeitura irá encaminhar um projeto de lei que pode ser votado ainda nesta semana na Câmara em sessões extraordinárias. O Executivo utilizará os recursos do Legislativo para pagar o imóvel e cederá o uso aos vereadores. Não há projeto de engenharia elaborado para descobrir o valor necessário para adaptar a antiga fábrica às atividades parlamentares. A proposta é que a mudança ocorra somente no fim do próximo ano.

Para o líder do Governo, José Luiz (PT), é preciso tomar cuidado para que o vínculo antigo de Deboni não ocasione uma ação do Ministério Público do Estado (MPE). “É uma situação delicada”, diz. Já o líder da oposição, Geraldo Celestino (PSDB), acredita que a negociação é viável por ter um valor abaixo do mercado.

Soltur e Deboni negam irregularidade

O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Soltur (PSD), não vê problema na antiga ligação do secretário de Assuntos Institucionais, Sérgio Deboni, com uma empresa ligada à massa falida da fábrica de Tapetes Lourdes. “Ele [Deboni] não é mais [empregado da Valapi] e pode advogar para quem o contratar”, afirma. Soltur diz que “alguns políticos pensam que estou crescendo muito e procuram pena em ovo”.

O secretário afirmou que em 2009 fez um “favor antes da recuperação judicial a pedido de um colega que estava viajando e não queria perder o prazo do processo”. Ele diz não ter qualquer ligação com a Valapi S/A Indústria e Comércio e com os membros da massa falida da Tapetes Lourdes.

Procurada, a Valapi não atendeu as ligações da reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.