http://www.facebook.com/

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vereadora Eneide enfrenta secretário Moacir e exige provas das denúncias.

Arquivo DGFoto: arquivo DG
Eneide quer apoio de vereadores a ausência
DG - Diário de Guarulhos
Da Redação

A vereadora Eneide Lima Moreira (PT) protocolou nesta sexta-feira quatro requerimentos à Mesa da Câmara exigindo “comprovação documental” das denúncias feitas no dia anterior pelo secretário de Educação Moacir de Souza.

Em audiência pública na própria Câmara, Moacir havia afirmado que “mais da metade” das entidades que recebem verbas da Secretaria, basicamente para serviços de creche, teriam cometido irregularidades e desvios de finalidade com tais recursos.

As denúncias foram feitas durante um debate em Moacir recebeu críticas aos salários e às condições de trabalho das equipes de educação complementa - creches e pré-escolas.

Segundo Eneide Lima - que também foi secretária de Educação na gestão Elói Pietá e aprovou muitos dos convênios ainda em vigor - Moacir teria feito as denúncias para justificar as críticas que vinha recebendo.

Agora, ela quer que o secretário prove o que disse, lembrando que as acusações estão gravadas e constam da ata da audiência pública.

Eneide reiterou ontem que quer marcar para o próximo dia 17 uma audiência pública para voltar a discutir o tema. Ela pediu o apoio dos demais vereadores.

Procurado ontem, Moacir não foi encontrado pela reportagem do DG e nem deu retorno.

Na quinta (3), Moacir apontou problemas em quatro entidades conveniadas, durante audiência sobre o orçamento da Secretaria.

Uma delas seria a Associação Guarulhense de Voluntários, que não teria apresentado a prestação de contas referente à quarta parcela de recursos recebidos em 2010 pela Prefeitura.

Este teria sido o motivo, segundo Moacir, do Boletim de Ocorrência que a Secretaria registrou na polícia.

Ele citou também a Casa de Oração Deus Vivo e a Associação de Moradores do Núcleo Habitacional Paraíso-Jardim Jacy, que teriam apresentado guias de recolhimento não reconhecidas pelo banco. Já o Núcleo Cultural e Educacional Jubilar teria adulterado extratos bancários.

O DG procurou as entidades citadas, mas não obteve retorno.

“Acusações são gravíssimas,” diz Soltur.

O presidente da Câmara, Eduardo Soltur (PSD), defendeu a apuração das denúncias feitas por Moacir de Souza. “É preciso estudar a matéria profundamente, porque foram feitas acusações gravíssimas”, disse Soltur.

Por motivos pessoais, Eduardo Soltur não estava presente à audiência pública de orçamento da Secretaria de Educação. “Na segunda-feira, no primeiro horário, vamos estudar quais providências a Câmara deve tomar em relação ao assunto”, disse.

O presidente da Casa apoiou a intenção de Eneide Lima de convocar uma audiência pública para esclarecer e documentar o que foi dito. “Acho necessário, tem que ser apurado”, disse. Sobre possíveis novos desvios Soltur afirma que apenas uma investigação poderá apontar qual é o tamanho do problema enfrentado pela Secretaria.

Os novos lances de uma briga antiga na Educação.

A contundência das denúncias de Moacir de Souza contra entidades próximas a Eneide Lima é apenas o mais recente round de uma briga antiga entre os dois mais poderosos caciques da Educação de Guarulhos.

O pano de fundo do conflito é um problema real da Prefeitura. Como oferecer um bom serviço de creches para milhares de crianças em idade pré-escolar? A Secretaria de Educação nunca teve estrutura para oferecer uma ampla rede oficial de creches.

A saída foi estabelecer convênios com entidades assistenciais e filantrópicas, que oferecem os serviços em troca de verbas da Prefeitura. São em geral entidades vinculadas a líderes religiosos nos bairros (católicos, espíritas), ou a outras lideranças.

Quando assumiu a Secretaria, Eneide tentou organizar e estabelecer critérios para o repasse de verbas a esta vasta rede terceirizada de creches. Determinou que elas teriam de manter uma contabilidade dos recursos e prestar contas regularmente à Prefeitura.

Mas nem todas – na verdade, poucas delas – têm estrutura administrativa para encaminhar à Secretaria relatórios rigorosos.

Moacir tem procurado rever esses contratos e imprimir seus próprios critérios a essas entidades, mas sabe que não pode cancelá-los de uma só vez, sob pena de provocar um colapso no atendimento a milhares de crianças.

Na quinta-feira, pressionado por algumas dessas entidades, o secretário resolveu se defender atirando. Eneide reagiu e exige provas das denúncias.

A histórica rivalidade entre ambos formou o caldo de cultura para um inesperado conflito numa das áreas mais sensíveis de qualquer administração.

A grande dúvida é como se comportará o prefeito Sebastião Almeida. Tomará o partido de Moacir, que alguns petistas chamam até de “prefeito da Educação”, dada a sua ampla autonomia? Ou apoiará Eneide – leia-se, Elói Pietá?

3 comentários:

  1. Bom dia. Eu como petista, filiada e militante que sou, conheço o trtrabalho da Proº Eneide, o mais engraçado é que ninguem vai atraz do Fantazine, que aqui no Pq Uirapuru ele não retomou as obras que diz ele que iria retomar na primeira semana de Outubro. ninguem vai atraz do Kise, do Ulisses Correia que é um dos vereadores mais sujos da cama ra, porque não vão??? Porque eles não trabalham se tivesse trabalho como o Moacir de Souza que tanto fez, até mais que a Eneide pela educação de Guarulhos vocês seus urubus ficam caçando chifres em cabeça de cavalo.

    ResponderExcluir
  2. Eneide é uma farçante isso sim, inveja do Trabalho do Moacir

    ResponderExcluir
  3. Acho que é muito blá blá blá, por exemplo tem uma pessoa anônima que é acéfala e não tem ideia do que fala

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.