http://www.facebook.com/

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Falta de quórum põe fim a sessão e gera discussão.

Requerimento propondo a instauração da Comissão Especial de Inquérito da Educação perde quatro assinaturas.
                           Gabriela Orrutia
Vereador conversam sobre o término da sessão e, alguns, reclamam da situação

A sessão da Câmara Municipal de Guarulhos dessa quinta-feira, 17, foi encerrada por falta de quórum, aproximadamente às 14h40. A confusão se instalou porque quatro vereadores retiraram suas assinaturas para a instauração da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que pretendia investigar contratos de entidades que atuam como creche e mantêm convênio com a Secretaria Municipal de Educação.  

Os parlamentares que retiraram seus nomes do documento são: Eduardo Kamei (PTB), Alan Neto (DEM), Eraldo Souza (sem partido) e Eduardo Soltur (PSD). Há dez dias, o requerimento propondo a CEI contava com 14 assinaturas. Para a instauração da Comissão seriam necessárias apenas 11, conforme previsto no Regimento Interno da Câmara. Segundo Eduardo Soltur, as explicações dadas pelo secretário de Educação durante a audiência pública realizada na quarta-feira, 17, no Plenário da Câmara foram suficientes para esclarecer os fatos.“Após as explicações não vejo mais necessidade de comissão”, declarou.

Após ser suspensa por alguns minutos, a sessão foi encerrada pelo vice-presidente, vereador Edmilson Souza (PT). Com o término dos trabalhos, Celestino e seu colega de bancada, Romildo Santos, bem como Wagner Freitas (PP) demonstraram indignação com a situação e com a retirada das assinaturas do requerimento. Nas galerias, diversas pessoas ligadas às entidades conveniadas à Secretaria Municipal de Educação acompanharam a abertura e o encerramento da sessão. 

A possibilidade de abertura de uma CEI surgiu após as declarações feitas pelo secretário da Educação, Moacir de Souza, na audiência pública do orçamento no dia 3 de novembro, segundo a qual, 80% dos problemas da Pasta estão relacionados a contas de 2008. Uma semana atrás o vereador Geraldo Celestino (PSDB) havia pedido ao presidente do Legislativo, Eduardo Soltur, que retirasse o requerimento da pauta, pois entendia a necessidade de votar projetos importantes. Soltur atendeu ao pedido do tucano.

Fonte: Site da Câmara de Guarulhos

3 comentários:

  1. Vejamos como a coisa é orquestrada na câmara municipal, das 14 assinaturas, são retiradas 4, justamente a quantidade suficiente para inviabilizar a comissão. Uma conduta vergonhosa de quem teme apurações. Não tem outra justificativa senão a má fé e a conveniência pessoal. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. É uma simples questão do cara TER. Isso mesmo, de o cara (que retirou a assinatura) ter sentido os afagos do executivo. Se alguém tiver outra explicação, que nos apresente.

    ResponderExcluir
  3. Esta conduta é típica dos que assinam pedido de investigação, com a única intenção de negociar a retirada da mesma. Não é digna de pessoas de bem. Não posso afirmar que estes senhores agiram assim, porém, a conduta é compatível com esta modalidade de negociata.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.