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sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Ano eleitoral garante à cidade agenda repleta de inaugurações.

Wellington Alves - Fotos: Silvio César e Ana Paula Almeida
08/01/2010 08:52 Em ano de eleições, grandes obras devem ser inauguradas na cidade. Depois de um ano com poucas inaugurações, 2010 deve ficar marcado por obras importantes para Guarulhos. As três esferas de poder, federal, estadual e municipal, deixaram recursos adicionais para o ano eleitoral no intuito de concluir projetos de grande impacto na vida da população. O certo é que os presidenciáveis Dilma Rousseff e José Serra devem passar pela cidade alardeando sobre as construções. Dentre as obras que serão inauguradas, há expectativa para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) São João e Bonsucesso, licitadas respectivamente por R$ 79 milhões e R$ 87 milhões, que devem ser entregues até junho, segundo promessa do prefeito Sebastião Almeida. Guarulhos é uma das cidades do Estado de São Paulo que não trata sequer uma gota de esgoto. O Programa de Tratamento de Guarulhos inclui as ETEs Cabuçu, Fortaleza e Várzea do Palácio que serão feitas até 2017. Porém, o município aguarda recursos federais. Outra novela guarulhense que pode ter fim em 2010 é a conclusão do Viaduto Cidade de Guarulhos. Tendo uma alça inaugurada em dezembro de 2008, a via elevada foi orçada em cerca R$ 31 milhões em 2006, mas já consumiu R$ 63,3 milhões dos cofres públicos. A Camargo Corrêa abandonou a construção no ano passado, que foi assumida pela Proguaru e JZ Engenharia e Comércio. Apesar de o contrato prever o término em setembro, Almeida declarou que até junho entregará o viaduto concluído, incluindo a alça de acesso à rodovia Presidente Dutra, sentido Rio de Janeiro. A questão dos transportes também deve ter avanços. Orçado em cerca de R$ 15 milhões, com 80% dos recursos oriundos do Ministério do Turismo, o Terminal Turístico Rodoviário do Parque Cecap tem previsão de ser finalizado até novembro. A obra beneficiará cerca de 45 mil famílias, que utilizarão linhas municipais, metropolitanas e interestaduais. O problema é que ainda não há previsão para a readequação viária do Cecap, que possivelmente receberá um número superior de veículos em comparação ao atual, o que levará mais congestionamentos à região. Pelo governo estadual, a novidade será o Corredor Tucuruvi-Taboão. A previsão é que as obras comecem em fevereiro e terminem em setembro. O primeiro trecho, de 16 quilometros, vai do Taboão a Vila Galvão, atingindo aproximadamente 135 mil passageiros por dia. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) está licitando os terminais do Taboão, Cecap e Vila Galvão. Ao todo, o sistema custará R$ 219 milhões. O Guarulhos Hoje questionou a Prefeitura de Guarulhos sobre quantas obras seriam inauguradas em 2010, em que mês e o valor de cada uma. Porém, a Secretaria de Governo informou apenas que o cronograma com as previsões de entrega ainda está sendo definido. O secretário de Governo, Alencar Santana Braga, não quis conceder entrevista sobre as obras, alegando que faria comentários após o retorno do prefeito das férias. Durante três dias, o GH questionou o Ministério da Casa Civil sobre o andamento das 22 obras em Guarulhos com verbas provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A assessoria de imprensa garantiu que as obras do Sistema de Pistas e Pátio do Aeroporto Internacional de Guarulhos serão retomadas este mês, com término previsto em 2012. Já o Terceiro Terminal de Passageiros está em fase final de contratação do projeto executivo, mas a previsão de início das obras é maio de 2012, com término em março de 2014. Nos outros projetos, a Pasta informou que não houve retorno até ontem do Ministério das Cidades.

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