Wellington Alves 27/01/2010 09:25
Em audiência pública, secretário de Obras admitiu que solução seria túnel que passaria sob avenida Monteiro Lobato
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito não respondeu ao Guarulhos Hoje sobre a conclusão do estudo de elaboração de projeto básico e executivo para implantação de acessos da pista local para a rodovia Presidente Dutra, nas imediações do Viaduto Cidade de Guarulhos. Em audiência pública no dia 4 de novembro de 2009, o secretário de Obras, João Marques Luiz Neto, admitiu que a solução seria um túnel que passaria sob a avenida Monteiro Lobato.
A Prefeitura de Guarulhos contratou a EPT Engenharia e Pesquisas Tecnológicas, em 28 de agosto, por R$ 925 mil para fazer o estudo que resolveria o problema gerado pela administração do ex-prefeito Elói Pietá (PT) que decidiu abreviar o viaduto para antes do cruzamento com a Monteiro Lobato, em direção à Paulo Faccini.
O projeto deveria ser finalizado no mês passado. O GH questionou ainda se há como fazer um acesso, no caso o túnel, com o córrego dos Japoneses que passa embaixo da Paulo Faccini, entretanto, também não houve retorno.
Na audiência, Neto explicou que a atual estrutura do viaduto, quando ficar pronta, servirá para conter o trânsito somente até 2015, sendo necessário a elaboração de uma alternativa para prolongar esse período.
Para o vereador Romildo Santos (PSDB), integrante da Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara Municipal, a contratação da EPT revela que não houve planejamento na construção do viaduto. "Gastar quase R$ 1 milhão para consertar um erro saiu caro para a cidade."
O Viaduto Cidade de Guarulhos foi licitado em 2006 por cerca de R$ 31,8 milhões, em concorrência vencida pela Camargo Correa. Após conseguir os reajustes de 2007 e 2008 e o aditamento, o valor subiu para aproximadamente R$ 42 milhões.
Em setembro do ano passado a empresa abandonou a obra, entregando apenas a via, sem construir a segunda alça de acesso à Dutra. A Prefeitura contratou a Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos (Proguaru) por cerca de R$ 14 milhões para fazer a alça, mais R$ 10 milhões para a JZ Engenharia e Comércio para concluir a obra.
Ao todo, serão gastos R$ 63 milhões, considerando que a administração municipal não pretende pagar os últimos R$ 5 milhões para a Camargo Correa. Após a elevação dos custos e constantes atrasos no término, o prefeito Sebastião Almeida prometeu entregar a via elevada até o final deste semestre.
Viaduto "cidade da vergonha"
ResponderExcluirEsta obra pelo jeito será mais um absurdo cometido pela administração pública onde quem paga a conta é o cidadão que se mata para pagar os pesados impostos que o poder público lhes impõe. Esperamos; sem muitas esperanças, que as autoridades competentes tomem a iniciativa para exigir dos responsáveis o que lhe é devido, bem como, a sociedade civil organizada que às vezes faz tanto barulho, esbraveja, cria e organiza importantes movimentos, enfim, adotam, até slogan do tipo CANSEI, entrem na briga, ou será que cansaram mesmo?