http://www.facebook.com/

segunda-feira, 23 de maio de 2011

MP aponta primeira-dama de Campinas (SP) como responsável por "esquema criminoso".

Maurício Simionato
Especial para o UOL Notícias
Em Campinas (SP)

Um relatório do Ministério Público de São Paulo aponta Rosely Nassim Jorge Santos, primeira-dama e chefe do gabinete do prefeito de Campinas (SP), Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), como "responsável pela idealização e criação do esquema criminoso"que agia em supostas fraudes em contratos públicos na cidade.

"O núcleo de corrupção da Sanasa foi instalado no início de 2005, tão logo a senhora Rosely assumiu a chefia de gabinete da Prefeitura de Campinas e arregimentou os demais agentes públicos necessários a seu plano criminoso", diz um dos trechos do relatório do Ministério Público ao qual o UOL Notícias teve acesso.

Na sexta-feira passada (20), uma operação que envolveu o Ministério Público e a Polícia Civil atingiu o alto escalão do governo do prefeito Dr. Hélio. Foram expedidos 20 mandados de prisão e 11 pessoas foram presas, entre empresários e ex-integrantes da administração.

A primeira-dama obteve um habeas corpus, em caráter liminar, no dia 9 de maio no Tribunal de Justiça que impede que ela seja presa.

"Ela [Rosely] é responsável pelo controle de todos os demais núcleos criminosos da organização, garantindo coação e unidade ao bando, da existência, estrutura e sistema de funcionamento de outros núcleos de corrupção, que deverão ser objeto de investigação específicas na sequência dos trabalhos", diz o relatório.

Vice-prefeitoO vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), é apontado no mesmo documento como "um dos principais componentes" de uma suposta "organização criminosa".

O suposto envolvimento da primeira-dama e do vice no caso abriu caminho para a aprovação da abertura de uma Comissão Processante na noite desta segunda-feira (23) na Câmara Municipal. O ato abre a possibilidade para o impeachment de Dr. Hélio e foi aprovado pro unanimidade pelos vereadores.

As investigações do Ministério Público sobre a suposta organização criminosa tiveram início no ano passado pela Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) de Campinas - empresa de economia mista, cujo acionista majoritário é a prefeitura.

As denúncias de fraude em contratos foram confirmadas em depoimento ao Ministério Público por meio delação premiada pelo ex-presidente da Sanasa, Luiz Augusto de Aquino - que foi amigo de infância do prefeito Dr. Hélio e presidiu a Sanasa de 2005 a 2008. O relatório do Ministério Público diz que "Aquino foi sucedido na organização criminosa pelo vice-prefeito Vilagra".

Em entrevista na manhã desta segunda, Dr. Hélio negou o seu envolvimento e o de sua mulher nas supostas fraudes.

O vice-prefeito, que deve retornar nesta terça-feira (24) da Espanha, onde passa férias, escreveu no Twitter na sexta-feira que estava "surpreso" com o seu envolvimento no caso.

Nesta segunda-feira, ele anunciou também pelo Twitter o seu afastamento da presidência do Ceasa (Central e Abastecimentos de Campinas) - cargo político por indicação do prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.