http://www.facebook.com/

sábado, 28 de maio de 2011

Supermercados vão à Justiça contra a lei dos 20 minutos.

Guarulhosweb
Wellington Alves

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) pode entrar na Justiça contra a lei que obriga os hipermercados e supermercados a atenderem os clientes nos caixas em até 20 minutos.

A legislação foi sancionada na sexta-feira pelo prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT).

Pela lei, de autoria do vereador Lamé Smeili (PT do B), os supermercados que não cumprirem o tempo de atendimento podem ser advertidos, multados ou até ter as atividades suspensas. Entre o quinto e sétimo dia de cada mês o prazo sobe para 30 minutos.

Segundo o vice-presidente da Apas e deputado federal, Orlando Morando (PSDB), a legislação é inconstitucional porque fere o princípio do livre comércio. "Demonstra aparente perseguição da Prefeitura no setor dos mercados. O prefeito poderia colocar tempo de 20 minutos para o povo ser atendido nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Prontos-Socorros", afirma. Ele confirma que o setor jurídico da associação está avaliando uma possível ação contra a lei.

Os supermercados têm 90 dias para se adequar a legislação, contudo, a Prefeitura ainda não divulgou os valores das multas e quais serão os mecanismos de fiscalização para a população comprovar que pode ter ficado além do tempo previsto nos caixas. A administração municipal não comentou até a conclusão desta edição quando começará a fiscalização.

O caminhoneiro Vagner Gomes, 57 anos, diz a lei será benéfica, já que fica até meia hora esperando nos caixas nos finais de semana. Para a comerciante Sueli da Silva, 35, o prazo de 20 minutos ainda é longo. "Seria menos tempo se colocassem todos os caixas para funcionar", diz. Já a aposentada Irene Nunes da Rocha, 76, conta que costuma ir nos supermercados em horários a tarde para fugir das filas. "Quanto mais rápido o atendimento, melhor", afirma.

Um comentário:

  1. Costumo fazer minhas compras no Bergamini da Luís Stamatis, nunca fiquei 20 minutos na fila, mesmo nos finais de semana, é ver para crer. Infelizmente os supermercados de Guarulhos não respeitam ninguém, e ainda, fiquem muito atentos com as promoções, por várias vezes tive que brigar pelo fato de que os preços promocionais, via de regra, não se confirmam no caixa. Muita atenção!

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.