http://www.facebook.com/

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pai acusa erro de diagnóstico em mais uma morte no HMC.

Guarulhosweb.com.br
Marianna Falcão - Foto: Sílvio Cesar

Menina de dois anos de idade faleceu na madrugada da última sexta.
Expedito diz que houve erro no diagnóstico de sua filha
Um mês depois da reabertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), uma nova morte foi registrada. Nicolly Pontes, de dois anos e meio, faleceu na última sexta-feira pela manhã, por volta da 5h. A UTI foi interditada em 1º de junho, após a incidência de 14 mortes de crianças no período de apenas 47 dias - entre abril e maio.

Nicolly ficou internada no HMCA desde às 21h desta quinta-feira com suspeita de meningite. No entanto, um suposto erro médico no primeiro atendimento que a criança recebeu no Policlínica do Jardim Paraíso pode ter provocado a causa da morte da menina, segundo afirma o pai da menina Expedito Flaciano Pontes, 34 anos.

"O primeiro médico que prestou assistência à minha filha no Pronto Atendimento do Paraíso disse que ela estava apenas com a garganta inflamada. Ela tomou um medicamento para baixar a febre e depois de duas horas tomou uma dose de bezetacil", afirmou.

Pontes afirma que a criança retornou para casa mas começou a apresentar reações, como manchas roxas no corpo. "Ela já estava com algumas feridinhas debaixo do braço, mas depois de um tempo notei que ali foi o primeiro lugar que começou a ficar roxo. Não passou nem duas horas e todo o corpo já estava coberto de manchas roxas".

Levada novamente para o PA Paraíso, Nicolly recebeu atendimento com um outro médico, que diagnosticou sintomas de meningite. Encaminhada para o HMCA, a criança foi acompanha pelo próprio médico do PA, que ainda comprou um remédio para tentar reverter a situação do quadro clínico.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a causa do óbito da criança foi meningite com meningococcemia, cuja evolução se apresenta subitamente e de forma fulminante, sendo que os sintomas iniciais são inespecíficos.

A pasta ainda esclarece que a paciente deu entrada na Policlínica Paraíso às 9h13 de quinta-feira, apresentando febre e exame físico normal. Retornou à policlínica às 20h30 do mesmo dia, momento em que foi diagnosticada a suspeita da doença e realizada a transferência imediata para o HMCA, onde veio a óbito às 5h15 desta sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.