http://www.facebook.com/

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Meirelles transfere título para SP e vai para o PSD de Kassab

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) confirmou nesta sexta-feira que o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles transferiu para São Paulo o seu domicílio eleitoral. Segundo o tribunal, o pedido foi recebido por volta das 16h desta sexta. 

Danilo Verpa/Folhapress
 Gilberto Kassab negociou a filiação de Henrique Meirelles ao PSD; ex-BC pode disputar a Prefeitura de São Paulo em 2012
Ex-presidente do BC, Meirelles preside atualmente o Conselho Público Olímpico e tem Goiânia como seu reduto eleitoral, mas transferiu o domicílio de olho na disputa eleitoral de 2012.

Além do domicílio eleitoral, Meirelles também mudou de partido. Ele assinou a ficha de filiação do PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab, por volta das 17h de hoje, em um cartório no centro da cidade de São Paulo.

Segundo a Folha apurou, Meirelles foi ao local acompanhado de um assessor do PSD que o ajuxiliou com a papelada.

O ex-presidente do Banco Central assumirá o capítulo econômico do programa do PSD. Meirelles também deverá auxiliar a sigla a estabelecer contatos no mercado financeiro, já que o PSD enfrentará as próximas eleições com poucos recursos do fundo partidário

A filiação amplia o número de quadros do PSD à disposição do partido para concorrer à sucessão de Kassab na Prefeitura de São Paulo.

O prefeito, que já trabalha com os nomes do vice-governador Guilherme Afif Domingos e de seu secretário de Educação, Alexandre Scheneider, agora poderá testar a recepção ao nome de Meirelles como pré-candidato.

Em declaração divulgada pelo site do PSD, Meirelles nega que a mudança de partido tenha como pano de fundo sua eventual candidatura.

"É com satisfação que anuncio minha entrada no PSD. Agradeço a acolhida no PMDB, o maior partido do país, mas essa oportunidade de participar da formação de um grande partido nacional desde o seu início me estimula muito. É importante ressaltar que não se trata de um projeto eleitoral, mas de contribuir no debate e na formulação de políticas para sustentar e incrementar o nosso desenvolvimento", disse, segundo nota no site.

DESFILIAÇÃO

Meirelles pediu ontem a sua desfiliação do PMDB ao diretório de Goiás. O presidente do diretório estadual do PMDB em Goiás, Adib Elias, confirmou que Meirelles comunicou a saída do partido ao diretório de Anápolis e pediu que a desfiliação fosse encaminhada ainda ontem ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado. Segundo ele, o ex-presidente do BC não avisou que deixaria o partido.

"[Meirelles] não avisou nada nem a ninguém, ele não tem essa humildade. Pelo que estou sabendo, Meirelles está querendo ser prefeito em São Paulo, então fez certo em pedir a desfiliação. Desde o começo, era difícil participar das atividades do partido. É nosso amigo, temos respeito por ele, mas fez a coisa certa", afirmou Elias.

O presidente do PMDB nacional, Valdir Raupp, foi informado ontem à noite pela sua assessoria da saída de Meirelles e também não recebeu telefonema do ex-presidente do Banco Central.

Raupp disse que repassou a informação ao vice-presidente, Michel Temer. "Eu tive a informação de que ele estaria transferindo o domicílio eleitoral para São Paulo", afirmou Raupp.

Meirelles se filiou ao PMDB em setembro de 2009, de olho nas eleições de 2010. Foi cotado para disputar o governo de Goiás, Senado Federal e vice-presidente. Sem o apoio do PMDB, foi excluído da disputa.

As siglas têm até hoje para concluir o processo de filiação para quem quiser disputar as eleições em 2012.

Um comentário:

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.