http://www.facebook.com/

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Em Goiânia, Delúbio Soares pede apoio de petistas em sua defesa no STF no caso do mensalão.

Rafhael Borges
Especial para o UOL Notícias
Em Goiânia 
Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido dos trabalhadores, se encontrou hoje (20) com militantes do PT e de outros partidos para pedir apoio a sua defesa no processo do qual é réu no STF (Supremo Tribunal Federal). A reunião faz parte de um ciclo de debates temáticos organizados pelo diretório municipal de Goiânia (GO) Rafhael Borges/UOL

O ex-tesoureiro do PT se encontrou hoje (20) com militantes do partido e de outras legendas para pedir apoio a sua defesa no processo do qual é réu no STF (Supremo Tribunal Federal). A reunião faz parte de um ciclo de debates temáticos organizados pelo diretório municipal de Goiânia (GO).

Delúbio, que em 2005 foi acusado de ser um dos líderes do esquema conhecido como "mensalão", no qual políticos recebiam propinas arrecadadas de órgãos públicos através de milionários contratos publicitários, disse à reportagem do UOL Notícias que não dá entrevistas, e que tudo que tem a dizer está no documento apresentado no encontro.

O documento ao qual o petista se referiu é uma cópia da defesa apresentada ao STF, que foi reproduzida em um caderno com tiragem de 20 mil exemplares e vai ser distribuído por todo o país. O a primeira apresentação foi feita em Taguatinga (DF) e depois na sede da CUT (Central única dos trabalhadores) no Rio de Janeiro. Goiânia recebeu o primeiro lançamento feito para capitais.

“São as alegações finais do processo, por isso eu decidi conversar com nossos militantes, e até membros de outros partidos, pois agora está tudo esclarecido, e não é mais possível acrescentar nada no processo”, afirmou o ex-tesoureiro. Segundo ele, foram mais de 400 depoimentos, e que só à Polícia Federal compareceu mais de 60 vezes.

Da denúncia inicial, que englobava os crimes de peculato (apropriação de dinheiro público), corrupção ativa e formação de quadrilha, só restaram os dois últimos. “Estão julgando a compra de votos e de partidos, não há que se falar em apropriação de dinheiro público. Isto já está provado que não ocorreu”, destacou Delúbio.
Participações

O presidente do diretório municipal, deputado estadual Luis César Bueno, declarou ao UOL Notícias que não foi o partido em Goiás que decidiu pelo retorno de Delúbio Soares ao PT. “O diretório regional acata as determinações do nacional. O que queremos aqui hoje é mostrar aos novos militantes, que não viveram os fatos em 2005, que o processo do Delúbio é um espelho da crise política na época. E é importante para fortalecer o partido”.

O ex-deputado federal, Luiz Eduardo Greenhalgh, que é advogado, contou que veio a Goiânia como militante –e pagou todas as despesas do próprio bolso– por acreditar na improcedência das acusações. “É uma defesa primorosa. E este vai ser o maior julgamento da história da Justiça no Brasil. Vamos acompanhar tudo por 40, 50 dias. Mas para isso precisamos conhecer para conversar com as pessoas. E toda a história verdadeira está aqui, nestas alegações finais”.

Segundo Greenhalgh, tudo que já foi divulgado até agora foi negativo. À época, o ex-deputado era presidente da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados e que, de acordo com ele, todos sabiam que não existia “mensalão”, e que se tivesse ele saberia, teria de ter passado pelas mãos dele, o terceiro homem mais importante da casa.

Estiveram presentes no encontro presidentes de diretórios, prefeitos, a ex-deputada federal Neide Aparecida (PT) e o ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi, além de lideranças e militantes do PT e de outros partidos. Além da defesa do STF, foi mostrado também um CD interativo, que leva o internauta para uma navegação com a história de Delúbio Soares.
Apoio

Delúbio disse que quer visitar advogados, prefeitos, estudantes e todos que puder para divulgar o documento e mostrar que o processo não conseguiu provar nada contra ele. “Vou pedir o apoio de todos que se dizem democratas. O presidente do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o presidente do PSTU, José Rainha e muitos outros”.

A conclusão das alegações finais do processo, que pode ser consultado na íntegra no site www.delubio.com.br traz a seguinte frase em defesa do acusado: “Homem desprendido, Delúbio vive com simplicidade, é pobre, a despeito dos tantos milhões que passaram por suas mãos. Por isso mesmo goza de imenso respeito entre os que compartilham suas posições políticas”, e Delúbio Soares encerra pedindo aos ministros que julguem com suas mãos honradas e que está confiante na absolvição.

Um comentário:

  1. Caro Amigo Francisco Brito, desculpe por postar aqui, mas estou estruturando o PDSP, Partido Democrático do Servidor Público, em GUARULHOS, gostaria de saber se você estaria disposto a fazer parte deste projeto para podermos defender a classe dos Servidores Públicos em GERAL, e também a comunidade...
    Mais informações:
    WALDIR QUINTINO, SERVIDOR PÚBLICO A 27 ANOS.
    FONE: 80301481/82931434.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.