http://www.facebook.com/

sexta-feira, 18 de março de 2011

Idosa com braço quebrado aguarda há 20 dias por cirurgia no HMU.

Maria de Lurdes sofreu lesões no dia 26 e aguarda desde então.



Deisy de Assis - Foto: Ana Paula Almeida.

Secretária de saúde alega que paciente deveria ir para hospital de Mogi das Cruzes.

Com quatro fraturas no braço esquerdo, a costureira Maria de Lurdes Ferreira, 65 anos, espera por uma cirurgia há 20 dias no Hospital Municipal de Urgências (HMU). A lesão ocorreu por uma queda no dia 26 e desde então a idosa permanece internada no aguardo da operação.

A irmã da paciente, Maria Helena de Melo, 55 anos, conta que a cirurgia estava prevista para a última quarta-feira e que Maria de Lurdes chegou se preparar para o procedimento. No entanto, ela não foi operada. "A direção do hospital disse que aguardava uma prótese do Governo do Estado. O fato é que só nos "enrolam" e ela já está há 20 dias se previsão para a cirurgia", ressalta.

Ainda de acordo com Maria Helena, enfermeiros afirmaram que a prótese já havia chegado ao hospital e que a paciente não seria operada porque o médico especialista estaria sob licença.

A secretária adjunta municipal de Saúde, Teresa Pinho, informou que de acordo com a hierarquia do Sistema Único de Saúde (SUS), o recurso estaria sob a responsabilidade do Estado, por isso a paciente seria encaminhada para um hospital do município de Mogi das Cruzes. No entanto, segundo a secretária, a prótese também não estava disponível na unidade. Teresa garantiu que a Prefeitura, excepcionalmente, providenciou a compra da prótese e que até o fim da próxima semana Maria de Lurdes será operada.

Um comentário:

  1. È uma vergonha para um município do porte de Guarulhos. Concursos e mais concursos para a área de saúde no boletim oficial e estes absurdos continuam. Milhões em Shows, milhões em publicidades, milhões em projetos culturais que não sabemos qual o retorno para a população, no entanto, as graves denúncias apontam para outro rumo. Enquanto isso o caos se estabelece na saúde pública do Brasil. O que prova que a questão não é de sigla partidária e sim de falta de gerenciamento, ou melhor, de vergonha na cara.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.