http://www.facebook.com/

sábado, 19 de março de 2011

PT usa entrevista de Dilma para criticar EUA na web.

Jim Watson/AFP



Embarque da família Obama, na noite passada, rumo ao Brasil e às críticas do PT .

O PT usou uma entrevista de Dilma Rousseff para driblar a orientação do Planalto de evitar ataques aos EUA durante a visita de Barack Obama ao Brasil.

O partido levou à sua página na internet “notícia” sob o seguinte título: “Petistas apoiam Dilma em críticas aos EUA por práticas na base de Guantanamo”.

O texto faz referência a uma entrevista concedida por Dilma à repórter Claudia Safatle.

Reproduzida aqui, a conversa foi veiculada na quinta-feira (17), antevéspera da chegada de Obama.

No pedaço em que fala da visita do presidente americano, Dilma resvala no tema dos direitos humanos. Ela soou assim:

“Se não concordo com o apedrejamento de mulheres, eu também não posso concordar com gente presa a vida inteira sem julgamento [na base de Guantânamo]. Isso vale para o Irã, vale para os Estados Unidos e vale para o Brasil...”

O partido utilizou as palavras da presidente como pretexto para dar vazão às críticas que a própria Dilma recomendara que fossem represadas.

"Os direitos humanos são universais e não possuem fronteiras”, diz a deputada Érica Kokay (PT-DF), no texto do PT.

“Guantânamo é inadmissível, especialmente por estarmos falando de um país [EUA] que bate no peito e diz ser guardião dos direitos civis".

Também citado no portal do PT, o deputado Dr. Rosinha (PR) pega mais pesado. Ele pespega nos EUA a pecha de nação adepta da tortura:

“A Base de Guantánamo, um enclave norte-americano em Cuba, é um centro de tortura que devia ser fechado. Mas a tortura não é só lá, ocorre também nos EUA”.

O deputado Rosinha caprichou nos espinhos:

“Bradley Manning, 22 anos, o soldado do Exército dos EUA acusado de vazar documentos sigilosos para o site WikiLeaks, está sendo submetido a diferentes tipos de torturas, conforme diferentes fontes".

Os ataques foram à web 24 horas depois de uma reunião em que a Executiva Nacional do PT decidira render-se ao enquadramento de Dilma.

Respirou-se no encontro da Executiva uma atmosfera de contrariedade. O ambiente foi retratado neste sábado (19) na sessão Painel, da Folha.

Vai reproduzido abaixo o conteúdo da notícia:

“No divã: Em privado, petistas expressam contrariedade diante do ‘veto branco’ imposto a manifestações críticas a Barack Obama, que chega hoje ao Brasil. Alegam que o partido está sendo ‘mais realista do que o rei’.

Em reunião anteontem da Executiva Nacional, a secretária de Relações Internacionais, Iole Ilíada, cogitou divulgar nota que lembrasse posições históricas da sigla contra a política externa americana.

A cúpula, porém, preferiu abortar a discussão. ‘Julgamos que opiniões sobre temas controversos não deveriam aparecer neste momento. Afinal, Obama é convidado do nosso governo’, diz o secretário-geral, Elói Pietá”.

Durante a semana, Dilma irritara-se com a participação de petistas na organização de protestos dos movimentos sociais contra a visita de Obama.

Algo que levou o PT a tomar distância. Foram desautorizadas a participação em atos anti-Obama e até as declarações de filiados contra o visitante ilustre.

Abortou-se a nota idealizada pela secretária Ilíada. Mas a entrevista de Dilma deu brecha para a difusão de parte da odisséia de críticas do PT aos EUA.

Para o deputado Rosinha (PT-PR), a visita é “a oportunidade ideal para que Obama anuncie algumas medidas na área de direitos humanos”. Convém puxar a cadeira.

Os Obama desembarcaram na Base Aérea de Brasília às 7h42 deste sábado (19). Abaixo, a imagem da chegada, numa reprodução da TV.
Escrito por Josias de Souza

Um comentário:

  1. Este partido, que hoje quer ser comparado a água, ou seja, não tem gosto nem cheiro, na verdade a água que representa são as "águas" que cortam nossas grandes cidades em seus córregos fétidos.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.