http://www.facebook.com/

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Barracas de frutas funcionam 24h durante as festas.

Adriana Pessoa
Edilene Ribeiro

As frutas da estação não podem faltar nas ceias de Natal e Ano Novo, por isso, é nesta época do ano que as barracas de frutas se espalham pela cidade em espaços públicos e viram madrugadas para atender à população. “É muito lucrativo. Vêm pessoas que estão apenas passeando, saindo de uma festa e também aqueles que querem completar a ceia do Ano Novo com uma mesa de frutas”, contou Ana Maria Xavier, vendedora da barraca que está instalada desde o dia 22 deste mês no Bosque Maia e deve ficar até o próximo dia 2 de janeiro.

Segundo Fernanda Vieira, vendedora da barraca de frutas instalada na Avenida Tiradentes, no Bom Clima, as pessoas preferem comprar na barraca mais pela qualidade. “No supermercado, as pessoas põem a mão o tempo todo nas frutas e acabam estragando, aqui isso não acontece e a seleção é bem melhor”, disse.

Para Ana, o preço também é bastante atraente. “Aqui, uma caixa com 5 quilos de uva sai por R$ 25; no mercado está saindo por R$ 35, ou seja, não compensa.” Segundo as vendedoras, o preço não aumenta à medida que a véspera da ceia se aproxima.

Limpeza – Segundo a Prefeitura de Guarulhos, a instalação dessas barracas deve ter autorização e cumprir o acordo de manter a higiene do espaço utilizado durante e após o término da atividade, ou seja, frutas podres e caixotes não podem ficar jogados. Caso contrário, a barraca é retirada do local.

Hoje, 10 barracas estão autorizadas pela Prefeitura a ficar em espaços públicos. “É constante a fiscalização aqui em Guarulhos, não podemos nem mesmo cortar as frutas ou deixá-las expostas ao sol. Tomamos todo cuidado para trazer frutas frescas e com qualidade”, afirmou Ana.

A nutricionista Priscila Di Ciero dá dicas para bom consumo e escolha das frutas:

- Não compre fruta aberta ou já cortada. Se quiser conferir o sabor, peça para o vendedor abrir na hora.

- Lave bem as frutas, mesmo com casca. Ao cortá-la, a faca traz para dentro da fruta as bactérias contidas em sua casca.

- Se a uva estiver mole ou desprendendo muito fácil do cacho é sinal de que não está fresca.

Fonte: Folha Metropolitana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.