http://www.facebook.com/

domingo, 26 de dezembro de 2010

Guarulhos fica fora de ranking verde apesar de inauguração de ETE.

GuarulhosWeb
por: Danilo Barra

Apesar do início do tratamento do esgoto em Guarulhos, ainda que parcialmente, a cidade ficou fora do ranking ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.


O projeto Município Verde Azul, lançado em 2007, beneficia municípios com ações ambientais e garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado.

Dos 614 municípios avaliados, 143 foram premiados com o certificado do programa nesta sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em cerimônia que contou com a presença do governador Alberto Goldman. Guarulhos não alcançou a nota mínima exigida, 80, e segue, pelo terceiro ano consecutivo, sem a premiação.

As cinco primeiras do ranking 2010 são: Santa Rosa de Viterbo (94,31 pontos), Sarutaiá (94,23), Paulo de Faria (93,54), Martinópolis (93,16) e Anhumas (92,94). A Capital foi a penúltima certificada, com 80,13 pontos, e Estrela dOeste, com 80,1. Nenhuma das cidades vizinhas de Guarulhos foi contemplada.

Critérios - Cada município do Estado é avaliado em dez itens. Os temas são: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar (às margens de rios e mananciais), arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

O governo repassou para os municípios R$ 91 milhões em três anos. Só em 2010, foram R$ 53 milhões para aquisição de equipamentos para a melhoria da gestão ambiental, como caminhão de coleta seletiva, caminhão compactador e coletor de lixo, centros de triagem de resíduos sólidos, pás carregadeiras, retroescavadeiras, triturador de galhos e triturador de resíduos da construção civil.

Edições anteriores - Guarulhos ainda não apareceu entre os certificados, mas já apareceu em um ranking, o de 2009. Na edição, vencida por Santa Fé do Sul, com a incrível nota de 94,4, Guarulhos terminou na 294ª posição, com 64,3 pontos.

Em 2008, a cidade também não apareceu na tabela divulgada, novamente vencida por Santa Fé do Sul, nota de 94,96.

Um comentário:

  1. Alegando preocupação ambiental, estéticos atacam o projeto do rodoanel em nossa região, no entanto, 10 (dez) anos de administração não foram suficientes para atingirem, sequer, a nota mínima exigida para figurarmos neste ranking. Agindo por pura conveniência política.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.