http://www.facebook.com/

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Auditor da Receita é preso pela Polícia Federal no Aeroporto, em Cumbica.

A Polícia Federal (PF) prendeu um dos diretores da Receita Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, ontem. A operação chamada Trem Fantasma teve como alvo um suposto esquema de fraudes no setor de importações.

O auditor que chefiava o trânsito aduaneiro em Cumbica, Francisco Plauto Moreira, foi um dos 23 presos.

Entre os detidos estão cinco auditores da Receita, três auditores do Tesouro Nacional, dois policiais federais, empresários e funcionários de companhias aéreas e de segurança.

A ação da PF também contou coma prisão de outros nove integrantes do esquema de fraude nos últimos meses. As prisões aconteceram no Rio de Janeiro, Pernambuco e em São Paulo. Cerca de US$ 1 milhão foram apreendidos com os suspeitos.

A estimativa é que as fraudes tenham causado prejuízo de R$ 50 milhões à Receita Federal, segundo o delegado Vladimir Pacini Schinkarew que chefiou a operação. Em um ano, a quadrilha desviou 80 toneladas de equipamentos.

O suposto grupo desviava produtos importados como celulares, lap tops e equipamentos hospitalares da China e dos Estados Unidos. Dois caminhões faziam a retirada das mercadorias, um deles era fantasma.

Os fraudadores utilizavam as informações do sistema da Receita Federal, que controla o volume e peso das cargas nos aviões, e montavam um caminhão fantasma com a mesma quantidade de carga dos voos internacionais, mas com mercadorias de baixo valor.

Outra parte do esquema recebia apoio do setor de trânsito aduaneiro. A carga ficava armazenada até ser levada ao seu destino. O caminhão fantasma era abastecido com os produtos contrabandeados juntamente com o caminhão vazio.

O veículo fantasma, com a carga valiosa, saía do aeroporto sem pagar imposto e distribuia a mercadoria em cinco lojas de São Paulo. O outro veículo era registrado normalmente na estação aduaneira e pagava valor irrisório pela carga.

Fonte: DG Da Redação

Um comentário:

  1. Parabéns a Policia Federal! Bandido é bandido não importando a identidade que porta. Cadeia nesta cambada de LADRÕES que desmoralizam a classe dos servidores públicos.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.