http://www.facebook.com/

sábado, 27 de novembro de 2010

O guerrilheiro de festim inventou a vida pública clandestina.

José Dirceu de Oliveira tornou-se dirigente estudantil em 1965, foi preso em 1968, partiu para o exílio em 1969 e só reapareceu na paisagem política depois da anistia de 1979. Tudo somado, esse mineiro de 64 anos tem... 35 de vida pública. É milhagem suficiente para que o mais aguerrido comandante revolucionário se aposente sem parecer preguiçoso, mas quem acha que os fins justificam os meios mente até quando não precisa. Foi o que fez no programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo.

“Estou há 40 anos na vida pública”, disse Dirceu no meio da entrevista. Fez uma pausa ligeiríssima e acrescentou meia década: “Quarenta e cinco, porque já se passaram mais cinco”. Para chegar a essa conta, Dirceu computou o tempo de serviço do guerrilheiro Daniel, que ficou três anos combatendo nos cafés de Paris ou disparando balas de festim em Cuba, e do comerciário Carlos Henrique Gouveia de Melo, ou “Pedro Caroço”, que permaneceu outros seis entrincheirado na caixa registradora de uma loja de roupas masculinas ou nas mesas de sinuca de Cruzeiro do Oeste, interior do Paraná.

José Dirceu não tem cura. Acabou de inventar a vida pública na clandestinidade.


Fonte: Coluna do Augusto Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.