http://www.facebook.com/

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Telespectadores oferecem ajuda e emocionam Silvio Santos.

Ricardo Feltrin
Colunista do UOL

As mensagens começaram a chegar ao SBT por meio de cartas e emails no último final de semana, quatro dias depois de anunciado o rombo do banco Pan Americano, de R$ 2,5 bilhões. "Silvio, gostaria de saber como posso ajudar você e o SBT", diz trecho de uma das cartas que fizeram marejar os olhos de Silvio Santos.

Ooops! teve acesso ao conteúdo de outros dois emails enviados ao SBT no último fim de semana.

"Pessoal do SBT", começa a primeira mensagem, "Peço que mandem uma conta do Grupo SS para que eu possa depositar um pouquinho das minhas economias para ajudar o Silvio que tanto tem ajudado o povo sofrido. (Assinado Jorge)"

"Silvio você é o cara. Já ajudou muita gente e agora é nossa vez de ajudar." (Adriano, via hotmail)

Há dezenas de outras, e todas têm em comum o fato de que foram escritas por gente simples que simplesmente adora Silvio Santos e diz que fará qualquer coisa para tirá-lo da enrascada em que seu grupo se meteu.

Quatro dias parece ter sido o tempo necessário para que milhares e milhares de telespectadores do SBT das classes C e D entendessem que o problema do Pan Americano podia por em risco a carreira de Silvio Santos. Desde sexta-feira. o SBT tem recebido mensagens enviadas por fãs de Silvio, do SBT e mesmo das empresas do grupo que têm forte apelo popular, como a Tele Sena e o Baú da Felicidade.

Um telespectador perguntou em email se deveria comprar um carnê ou um bilhete da Tele Sena, em dúvida sobre qual dos dois produtos poderia ajudar mais a Silvio Santos.

Família unida

Além dos fiscais do BC, a família de Silvio tem acompanhado cada passo das investigações e inclusive já está fazendo o levantamento contábil de outras empresas do grupo, como a Jequiti Cosméticos e a Sisan Empreendimentos Imobiliários, que vende imóveis comerciais.

Estão sendo levantados balanços de todas as empresas, bem como as negociações com fornecedores, clientes e contratos de terceirização.

Silvio, Íris e as filhas têm acompanhado, com advogados, todos os passos da investigação.

Quem é Legal

"Bate Bola", da ESPN

Na semana passada este programa elogiou (e mantém os elogios) o programa esportivo "Terceiro Tempo", da Band, comandado por Milton Neves. Seria injustiça não incluir outros excelentes programas de esporte na TV aberta e paga. Um deles, nós já citamos no ano passado: o "Globo Esporte", com Tiago Leifert. Na TV paga, os que merecem loas são o "Bate Bola" (duas edições) e o "Loucos por Futebol", ambos do canal ESPN. Como já dissemos aqui outras raras vezes: esses são programas que fazem valer a pena pagar para ter TV.

Quem Irrita

Ministro Franklin Martins

Ora aqui, ora acolá, lá está o "ministro da Informação" do governo Lula, Franklin Martins, defendendo algum tipo de controle (ou mordaça) contra a imprensa livre, seu grande inimigo.

Como militante político, Martins só deixa a memória de uma sanha ideológica que, se tivesse tomado o poder, implantaria um governo tão asqueroso e despótico quanto o foi o da ditadura militar -- só que de esquerda.

Como comentarista da Globo, não deixou saudade alguma ao telespectador, com sua voz moderrenta e seus comentários e análises insossos e desinteressantes.

Como ministro, deixa de legado o que realmente é: um político perdulário, corporativista, prepotente, dado à megalomania, com ideais retrógrados e ideias totalitárias. Foi esse senhor quem criou um enorme cabide de empregos, chamado TV Brasil, cujo custo astronômico e programação e audiência ridículos são motivos justos de chacota.

Pois estamos aqui hoje para dizer ao sr. Martins que queremos, sim, o que ele chama de "enfrentamento". Que tente, se for capaz, controlar a nossa voz, e impedir a nossa pena jornalística e isenta de se erguer todos os dias contra gente déspota e totalitária; de enfrentar gente como o senhor.

O recado é o seguinte, sr. Franklin Martins, e aceite-o aqui de bom grado: o sr. vai controlar coisa nenhuma!

Este programa vai passar. O senhor vai passar. Mas a imprensa livre brasileira vai ficar e se perpetuar, enquanto existirem jornalistas que se dedicarem a publicar a verdade, e a jamais se dobrarem aos fascistas e asseclas de mesmo jaez.

Um comentário:

  1. Francisco Brito, eu quero falar do Silvio. Pobre milionário! Ai dele! Quero dizer que ele ajudou muita gente, e que não foi por ousadia que se meteu nessa enrascada, mas por ser um benemérito e ter o firme propósito de ajudar tantos outros. Sabe, eu quase chorei quando soube do rombo do Pan Americano. Eu pensei: E agora, quem é que vai colocar o caviar na mesa do Silvio?
    O que me conforta é saber que ele pobre e endividado é mais rico que eu, meu primo, e meu cunhado, todos juntos.
    Você sabe de alguma conta do grupo SS, Francisco?Abraço!

    Piadas a parte, agora na real: Torço pro cara sair dessa e continuar trabalhando bem e com o sucesso costumeiro. Ele possui uma trajetória inspiradora. Eu sempre gostei do trabalho dele. Certo?

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.