http://www.facebook.com/

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Escolha do candidato do PT à Prefeitura de Cuiabá acaba em confusão.

O vereador petista Lúdio Cabral foi homologado neste domingo (10) como candidato às eleições de outubro para a Prefeitura de Cuiabá (MT) em convenção que acabou em troca de acusações e confusão entre militantes, no Centro Cultural da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Cabral obteve 127 dos147 votos (27 abstenções) dos que se credenciaram a votar, no total de 187 delegados.

O encontro transcorria de forma normal, mas depois da votação dois integrantes das correntes Articulação da Esquerda e a Construindo um Novo Brasil (CNB) -- esta apoiadora da candidatura de Cabral -- se enfrentaram com acusações a respeito da convenção.

Militantes favoráveis a Cabral começaram a xingar o presidente do Diretório Municipal, Vilson Aguiar e Elisvaldo Bob, secretário-geral do PT na Capital. O dirigente estadual do PT, Jairo Rocha, disse que a confusão foi iniciada por um homem conhecido por “Paraíba”. Porém, houve intervenção e a confusão acabou.

A confusão foi minimizada por Lúdio Cabral. Ele disse que no “PT é natural existir divisão de pensamento e ideologias.”

 
 Jairo Rocha, disse que a confusão foi iniciada por um homem conhecido por “Paraíba”

Os 27 delegados que votaram contra a candidatura do vereador são do grupo da ex-senadora Serys Slhessarenko. Eles defendiam que o PT fizesse aliança com partidos que compõem a candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB), que em 2010 concorreu ao governo do Estado, perdendo para Silval Barbosa (PMDB). Cabral seria o vice de Mendes, que até agora não se decidiu se sai candidato, apesar de obter 47,1% dos votos num cenário com outros seis pré-candidatos, segundo pesquisa do Instituto KGM.

Mas é o Diretório Estadual que vai referendar o nome de Lúdio Cabral e enviar ao Diretório Nacional. Acontece que o presidente do Estadual é Vilson Aguiar, do grupo da ex-senadora, contrário à candidatura própria do PT. Aguiar não quis comentar o assunto.


 Militantes mais exaltados tiveram que ser contidos

O deputado estadual Alexandre César, que é secretário-geral do PT de Mato Grosso e membro do diretório nacional, afirmou que não crê em racha no partido, já que Lúdio Cabral venceu todas as etapas antes da convenção.
  
PESQUISA

Em pesquisa realizada pelo Instituto KGM, publicada em 5 de junho, com registro no TRE (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, sob nº número MT-00043/2012, Lúdio Cabral aparece em 5º lugar na modalidade estimulada com 5,2% dos votos. À frente dele aparecem Mauro Mendes (PSB) com 47,1%. Em seguida com 14,7% aparece o ex-prefeito Roberto França (DEM); com 6,7% o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) e o empresário Dorileo Leal (PMDB) com 5,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.