http://www.facebook.com/

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Presidente do Ipref defende nova política de contratação.

FOLHA
metropolitana
Wellington Alves 
Silvio Cesar

 Audiência Santos afirma que medida pode resolver o déficit do órgão 

O presidente do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos de Guarulhos (Ipref), Luís Carlos dos Santos, avalia que a Prefeitura precisa voltar a contratar mais funcionários estatutários em concursos públicos, no lugar dos que estão sujeitos a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Essa é a única medida, na opinião dele, para resolver o déficit do órgão. 

Santos participou de audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ontem, na Câmara Municipal. Ele explicou que o Ipref tem melhores perspectivas desde o ano passado quando foi criado o Fundo Capitalizado, para os novos servidores. Os antigos ficarão em um fundo financeiro, que deve ser extinto somente quando todos os 2,4 mil vinculados tiverem morrido.

De acordo com o presidente do órgão, o fundo capitalizado possui somente 135 contribuintes, dois aposentados e três pensionistas. O superávit é de R$ 6 milhões, mas precisa ganhar mais adeptos. Desde 2001 a Prefeitura de Guarulhos tem priorizado as contratações por CLT. Concursos recentes realizados no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e na Câmara Municipal para estatutários são a esperança para a mudança dessa prática.

Os contratados por CLT ficam sujeitos às mesmas regras de trabalhadores das empresas privadas. Já os estatutários tem maior estabilidade de emprego e são incluídos no Ipref. Para deixar o fundo capitalizado sustentável, Santos conta que o Ipref investe em títulos públicos no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. “É um risco, mas uma forma de conseguirmos crescimento de 6% ao ano”, diz.

Somente neste ano a Prefeitura deu aporte de R$ 47 milhões para sanar contas do Ipref. A administração municipal tem 22,3 mil servidores, incluindo os do Saae, mas somente 2,4 mil são estatutários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.