http://www.facebook.com/

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Morre em Guarulhos bispo que pregou boicote a Dilma em 2010.

Folha.com

MAÍRA TEIXEIRA
DE SÃO PAULO 
 Divulgação
Dom Luiz Gonzaga Bergonzini
 Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo emérito de Guarulhos

Morreu na madrugada desta quarta-feira (13) o bispo emérito de Guarulhos d. Luiz Gonzaga Bergonzini, 76, no Hospital Stella Maris, segundo informações da Catedral Nossa Senhora da Conceição. 

Segundo informações da igreja, d. Luiz foi internado em 21 de maio devido a uma pneumonia que se agravou e que evoluiu para embolia pulmonar, que causou sua morte. 

Nas eleições de 2010, o bispo orientou fiéis de sua cidade a não votar na então candidata Dilma Rousseff e foi responsável pela encomenda de 2,1 milhões de panfletos contra a petista. Dom Luiz fez oposição a Dilma em meio à polêmica sobre o aborto. Mesmo sendo contrário à prática, o bispo não era a favor da prisão de mulheres que recorrem à interrupção da gravidez e se posicionava como "a favor da vida".

Na ocasião, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) de São Paulo divulgou nota contra a ação política. "O Regional Sul 1 da CNBB desaprova a instrumentalização de suas declarações e notas e enfatiza que não patrocina a impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos", disse. 

Em nota divulgada hoje, CNBB lamenta o falecimento de Dom Luiz e afirma que ele "entregou serenamente sua alma a Deus, após longo período de enfermidade". 

Dom Luiz nasceu em 20 de maior 1936, em São João da Boa Vista (SP), e se tornou seminarista aos 10 anos, em 1947. Cursou Filosofia e Teologia, foi ordenado padre em 1959 e ordenado bispo de Guarulhos em 1992. Também formado em jornalismo, o bispo diocesano foi diretor do jornal "A Cidade de São João" e da "Folha Diocesana de Guarulhos". 

MISSAS
 
O corpo do bispo deve chegar à Catedral de Guarulhos ao meio dia de hoje, onde será velado e serão realizadas missas de corpo presente. O enterro será amanhã às 17h, na própria igreja, em uma sala com um túmulo no piso. Segundo informou a Catedral de Guarulhos, ele será o primeiro religioso a ser enterrado no local. 

Desde a internação, d. Luiz postava atualizações sobre sua internação em seu blog pessoal. A última atualização ocorreu na sexta-feira (1º). 

A Catedral de Guarulhos celebra hoje (19h30) e amanhã (10h e 16h) missas de corpo presente, a última será presidida por d. Odilo Pedro Scherer, cardeal de São Paulo.


4 comentários:

  1. O falecimento de Dom Luiz representa uma grande perda para a igreja católica e para nosso município de Guarulhos, especialmente para nossa política, costumava meter o dedo na ferida sem medo de desagradar poderosos. Um bom descanso ao Dom Luiz.

    ResponderExcluir
  2. já se encontrou com o capeta.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Francisco, o falecimento do Bispo Emérito foi uma perda para a Igreja Católica e para o nosso Município de Guarulhos. Particularmente, como católico gostava muito dele, como pessoa e religioso. Quanto suas posições politicas eu tinha minhas ressalvas, mas estamos num regime democrático, ELE SE POSICIONAVA, ASSUMIA SEUS PONTOS DE VISTA, como o Francisco já disse acima "sem medo de desagradar poderosos". Um homem que empunhou um estandarte pela "defesa do direito à vida" nesta cidade. Que Deus o receba em seu eterno descanso, ou na língua dos meus ancenstrais: Alaearhamou! Charlles Jaoude

    ResponderExcluir
  4. Homem bom e corajoso disse por diversas vezes: "Minha política é o Evangelho e meu líder Jesus Cristo." Se manifestou contra os políticos adeptos do aborto, pois, simplesmente ele era favorável à vida. "Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus", foi o tema de seu discurso. Que DEUS continue lhe abençoando onde quer que esteja.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.