http://www.facebook.com/

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Câmara abre comissão para investigar ONG ligada a Almeida.

Wellington Alves - Foto: Ana Paula Almeida 14/04/2010 09:24

Pedido da investigação foi feito pelo presidente do diretório municipal do PPS, Adalmir Silva Abreu.

A Câmara Municipal instaurou ontem Comissão Especial para averiguar procedência da denúncia envolvendo repasses indevidos de verbas da Prefeitura de Guarulhos às ONGs Casa de Cultura Água e Vida e Instituto Água e Vida durante a gestão do ex-prefeito Elói Pietá, e que podem ter beneficiado a eleição do prefeito Sebastião Almeida (PT) e do vice-prefeito, Carlos Chnaiderman (PT). O pedido da investigação foi feito pelo presidente do diretório municipal do PPS, Adalmir Silva Abreu.
A acusação da oposição foi baseada em representação no Ministério Público do Estado de São Paulo feita pela presidente da Casa de Cultura, Denise Laura Xavier Veluchi, que relata diversas irregularidades. Ela acusa desvios de verbas públicas que teriam sido utilizadas em 2008 na campanha eleitoral de Almeida, recebimento de salário por parte dos diretores da entidade, o que seria proibido pelo estatuto da ONG e repasses à Água e Vida em convênio firmado entre Chnaiderman e Sérgio Murilo Monteiro Coelho, ex-presidente da entidade, no início de 2009, quando o segundo já não possuía qualquer vínculo com a ONG para poder assinar o contrato.

A Comissão será composta por 17 vereadores que terão 10 dias para decidir se cabe a instauração de uma comissão processante para cassar os mandatos de Almeida e Chaniderman. Caso isso ocorra, o prefeito da cidade será o presidente do Legislativo municipal, Alan Neto (PSC). Na quinta-feira será o prazo final para a formação da comissão especial. Porém, apenas o PSDB não tinha indicado os nomes até a noite de ontem.

O vereador Alencar Santana Braga (PT), ex-secretário de governo, afirmou que essa é a oportunidade de revelar que não há qualquer irregularidade com as entidades que foram fundadas por Almeida em 2001. "Alguns querem dar um golpe, mas não vão conseguir. Temos uma história de credibilidade". Ele nega qualquer ingerência no Paço Municipal, nas ONGs ou desvio de verbas.

Para Abreu, autor do pedido de impeachment, o momento é de indignação. "Se acontece isso com ONG, o que será que ocorre nas secretarias?", questiona. O presidente da Comissão de Higiene e Saúde Pública, Eduardo Carneiro (PSL), quer apurar a denúncia de utilização de verbas do Programa Saúde da Família, do Governo Federal, na campanha. "Sou da base, mas não falo amém. Vamos investigar e acompanhar na Justiça."

A escolha da Presidência e Relatoria da comissão acontecerá somente na primeira reunião. Porém, Eduardo Kamei (PSDB) já demonstra interesse em ser o relator. Já o líder do Governo, Zé Luiz (PT), quer que o partido fique com os dois cargos de frente na investigação. Por intermédio da assessoria de imprensa, Almeida afirmou que não irá se pronunciar sobre o caso por não ter sido comunicado oficialmente sobre o teor das denúncias.

Vereadores que integrarão a comissão especial:
Alencar Santana (PT)
Edmílson Americano (PHS)
Edmílson Souza (PT)
Eduardo Carneiro (PSL)
Guti (PMDB)
Helena Sena (PSC)
Índio de Cumbica (DEM)
Novinho Brasil (PTN)
Paulo Sérgio (PV)
Ricardo Rui (PPS)
Silvana Mesquita (PV)
Ulisses Correia (PT)
Unaldo Santos (PSB)
Zé Luiz (PT)
Zuquila (PR)

* A bancada do PSDB não definiu os dois escolhidos para participar da comissão

Um comentário:

  1. Acreditamos que os nobres edis atuem com a responsabilidade, seriedade, honestidade e a imparcialidade indispensável aos que julgam. Que a população possa aceitar e acreditar nos trabalhos desta comissão com o devido convencimento, objeto do resultado das apurações, que nenhum de seus membros seja impossibilitado de exercer seu papel com liberdade, independente de suas posições. Enfim, quem não deve não teme, não se deve fabricar resultados, a mentira prevalece apenas enquanto a verdade não chega, e ainda, o Ministério Público também estará fazendo a sua parte.

    — Veritatis simplex oratio. (A verdade dispensa enfeites)

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.