http://www.facebook.com/

terça-feira, 27 de abril de 2010

Retrocesso político.



O admirável Scape, do alto de sua sabedoria política, em suas aulas de formação, lembrava que a história da política se dava em forma de espirais, e em assim sendo os círculos se repetem há cada período da história. Fases de evolução, decadência moderada e atraso total, retomando o crescimento a evolução e o ápice da evolução, e assim sucessivamente. Em regra estes círculos ocorrem em longos espaços de tempo, décadas e até séculos, no entanto, parece que estão cada vez mais diminuindo estes espaços.


Vejamos:

No início da década de 80, auge dos acontecimentos políticos, conflitos, instabilidades, repressão, medo, enfrentamentos, mortes de militantes; destacamos o Mártir Santo Dias da Silva, insegurança e todas as mazelas próprias daqueles anos de chumbo, este subscritor trabalhava na indústria metalúrgica sediada em nossa cidade, a Bardella S/A, donde passaram muitos dos trabalhadores que lutavam contra aquele estado de coisa e que alguns, hoje, parece que esqueceram todo aquele aprendizado. Outros não passaram por aqueles momentos, e apenas se locupletaram das benesses advindas da implantação do processo democrático, chegaram ao poder e passaram a fazer parte dos tidos “novos ricos”.

Pois bem, naquela época da Bardella, havia as empresas de ônibus encarregadas de transportar os empregados e que dispunham de várias linhas, dentre elas uma que passava no centro de Guarulhos, operada pela empresa Soyama Turismo, geralmente este ônibus não costumava trafegar muito lotado, no entanto, quando havia assembléia ou qualquer reunião no sindicato dos metalúrgicos, que ainda hoje permanece na região central, aquele ônibus vinha superlotado, e isso, despertava a indignação de alguns chefes, pois sabia que os trabalhadores de alguma forma estavam se reunindo e, muitas vezes enviavam os famosos bajuladores, dedo-duro e coisa desta estirpe, para entregar os colegas que participavam das reuniões, inclusive qualquer flash de máquinas fotográficas era motivo de preocupação, pois poderia ser atos de deduragem.

Hoje quando pensamos que tudo aquilo é passado, que vivemos um estado democrático de direito, onde as liberdades são respeitadas, vivemos sob a égide de uma administração popular, justamente daquele partido que ajudamos a construir esperançosos de que o poder deveria estar na mão dos trabalhadores! Nos deparamos com a espiral citada pelo mestre Scape. Um cidadão, secretário municipal, que acreditamos detentor de uma série de cursos de formação política, sindical e coisa do gênero, adotando métodos stalinista, pressionado os colegas secretários para que aponte os nomes dos servidores que participam de reuniões na Câmara Municipal e em outros locais onde estão sendo discutidos e deliberados assuntos de interesse da categoria.

É uma vergonha no que se transformaram estas pessoas, é um atentado contra a democracia, regime que não admite a condenação ou perseguição motivadas por idéias e opiniões, provavelmente é nesta linha que o nosso presidente tem se aproximado tanto do Iran, um país que condena a forca pessoas que pensam e se manifestam contrários ao regime.

É uma vergonha para nosso município, é uma vergonha para o estado democrático de direito e uma vergonha maior, se ainda preservam este sentimento, para aqueles que se formaram para combater a intransigência, a intolerância e a truculência dos patrões e hoje agem como se coronéis fossem, retroagindo aos capitães do mato, aos que não admitem que pessoas que estejam em posições hierarquicamente inferiores as suas, pensem, tenham idéias que não coadunem com suas irrefletidas verdades.

Francisco Brito

Santo Dias da Silva, 30 anos de sua morte, muitos parece que esqueceram a motivação da mesma!

3 comentários:

  1. Elson - Continental 329 abril, 2010 01:34

    É Chico... apenas se locupletaram, “novos ricos”. Em 89 fui dispensado da Colméia Radiadores por ter sido visto pelo chefe com um boton do "Lula lá" preso ao peito, quando retornava do trabalho em um ônibus lotado, o mesmo que hoje está mais lotado e mais caro.
    Como antes, porém agora por verdugos oriundos do “nosso meio”, perseguem quem não se ajoelha, quem luta pelos seus interesses como trabalhador, mas reduzem o IPTU daqueles que sempre tiveram por cima da carne seca. É... como canta Cazuza em O tempo não para:” Transformam o país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro.” Que me perdoem as putas!
    Chico, uma boa dica para compreender a gênese desses “novos ricos” é a leitura da Crítica à razão dualista/O ornitorrinco do Francisco de Oliveira, São Paulo, Boitempo. Vale a pena! Vale a pena também ouvir a música “Vozes da Seca”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas: “Esmola, para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”. Acho que prenunciavam o “bolsa eleitor”...rs.
    Negão, no Capitalismo o Estado de direito não é para nós, mas para quem pode ter o valor do IPTU alterado ou alugar prédios a peso de ouro para a municipalidade, ao Nasser do dia, enquanto passeia de Santa Fé Preta como se fosse a primeira dama ou o primeiro drama...rs.
    Dizem que o novo prédio a ser alugado está em construção e fica nas proximidades da antiga feira do rolo.
    Um grande abraço de seu companheiro Elson e que não falte Água & Vida para banhar o “novo rico”, marqueteiro e dedo-duro...rs.

    ResponderExcluir
  2. Tem uma forma de resolver essa questão da deduragem: a auto-deduragem. Façamos uma lista de presença com o nome de TODOS os fiscais, TODOS os fiscais assinam e entregamos a lista para o dito secretário. Ou seja, todo mundo estava lá em todas as reuniões e em todos os horários. E vamos ver o que acontece. Claro que isso vai exigir um pouco mais de coragem de nossos irmãos e irmãs fiscais. Pelo menos, dá pra descobrir se estamos TODOS de fato juntos nessa luta ou não.
    Abraços fraternos.
    P.s.: estou falando sério sobre essa lista. Está na hora de exercitarmos um pouco nossa desobediência civil... e também inventarmos meios de resistência a essas perseguições.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Leandro!
    Esta é a forma mais eficiente e grandiosa de enfrentar estas atitudes covardes, desta gente que vive a sombra da moralidade, da estupidez, demonstrar com coragem e atitudes que somos pessoas de bem, porém somos guerreiros preparados, que sempre caminhamos com nossas próprias pernas e raciocinamos com nossos próprios neurônios. Se persistir estes atos covardes, não tenhamos dúvidas, partiremos para o enfrentamento com todas as nossas forças, como forma de mostrar e defender a nossa dignidade. Já enfrentei esta gente, e estarei sempre disposto a enfrentar novamente, pois tenho comigo a grande arma que é minha a honra e minha vida LIMPA.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.