http://www.facebook.com/

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vice-prefeito sai em defesa de contratos com ONG.

Wellington Alves - Foto: Silvio César 15/04/2010 08:34


Derman desmente irregularidades da Água e Vida com a Prefeitura.
 
O vice-prefeito de Guarulhos e secretário de Saúde, Carlos Derman (PT), desmentiu as acusações feitas pela ex-presidente da Casa de Cultura Água e Vida, Denise Laura Xavier Veluchi, apresentadas ao Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo, que aponta, entre várias denúncias, o desvio de verbas do Programa Saúde da Família (PSF) em prol da campanha eleitoral do prefeito Sebastião Almeida (PT) em 2008. Ele defendeu a legalidade do convênio da ONG com a Secretaria de Saúde e afirmou não temer o processo de cassação que corre na Câmara Municipal.

De acordo com Derman, os contratos com a Água e Vida começaram a ser efetuados em 2004 e movimentaram cerca de R$ 37,6 milhões até o ano passado. Ele destacou que o Tribunal de Contas do Estado e a Corregedoria Geral da União nunca encontraram quaisquer indícios de irregularidades na prestação de contas.

Em relação aos saques na boca do caixa efetuados pela ONG, Derman informou que isso aconteceu somente em maio de 2009 por causa de problemas de sistema do Banco do Brasil que impediria o pagamento dos funcionários na data prevista. Entretanto, ele não soube explicar o motivo de, naquele mês, terem sido sacados 16 cheques de diversos valores, sendo que um deles era de cerca de R$ 197 mil. "Não analisei com detalhes o extrato de maio. Pode ter várias explicações", minimiza.

Derman enfatizou que a Água e Vida recebia 3,5% do valor dos encargos pagos ao PSF por administrar o programa na cidade. "Isso funciona em todos os lugares", defende. Ele disse que no final de 2007 havia 330 agentes do PSF pela ONG, número que foi reduzido para três atualmente e deve ser zerado em breve.

O vice-prefeito afirmou que desconhecia, no ano passado, que Sérgio Murilo Monteiro Coelho, que assinou parceria da entidade com a Secretaria de Saúde no início de 2009, não poderia fazê-lo já que não era mais da ONG. "Tínhamos um documento que ele era presidente até abril de 2010. Ele renunciou, mas não havia como sabermos isso." Apesar das acusações, Derman nega receio de auditoria das contas da Água e Vida, do suposto livro caixa 2 da ONG denunciado na representação no MP e da prestação de contas aprovada pela administração municipal.

Câmara - O vereador Eduardo Kamei (PSDB) mantém o interesse de ser o relator da Comissão que analisará o prosseguimento do pedido de cassação de Almeida e Derman. O PSDB não definiu oficialmente os dois indicados para a comissão. Um deve ser o próprio Kamei. O segundo pode ser Romildo Santos, já que o líder da Oposição, Geraldo Celestino, está fora da cidade. O líder do Governo, Zé Luiz (PT), enfatiza que há interesse da base governista de conseguir os três cargos mais importantes da comissão: Relatoria, Presidência e Vice-Presidência.

3 comentários:

  1. No meu modesto entendimento são muito contraditórias todas estas informações do secretário e vice-prefeito. Primeiro demonstra ser um exímio conhecedor das rotinas da ONG, inclusive a respeito de detalhes dos pagamentos na boca do caixa, não obstante não conseguir explicar os cheques, segundo desconhece um item crucial que é o representante legal da instituição?
    Em outra vertente, se não estou mal informado, a cassação do vice-prefeito tem por escopo, também, o princípio da árvore contaminada, ou seja, se o prefeito foi eleito utilizando de recursos indevidos, seu vice, o qual é eleito por conseqüência, também estaria irregularmente no cargo. Ou estou desenformado ou o senhor vice-prefeito busca desviar o foco do problema.

    ResponderExcluir
  2. O PPS- Partido tem menos credibilidade em SP que o PCC. Sequer consegue se livrar de criminosos de seus próprios quadros: FERNANDO ESTIMA PPS-SP Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias) e o vereador Ricardo Rui fica fazendo dicurso moralista com a maior cara de paisagem.

    ResponderExcluir
  3. No Brasil apenas o PT do Dirceu, do Genuino, do Delúbio, do Silvinho, etc...etc..; e seus aliados, O PTB do Collor, do Jefferson, etc, O PP do Malluf e seus seguidores, o PR, etc.... Este discurso já era.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.