http://www.facebook.com/

sábado, 24 de abril de 2010

Corregedoria Geral da União investiga a Água e Vida.

Wellington Alves 24/04/2010 09:16
A Corregedoria Geral da União (CGU) acatou a denúncia de irregularidades nas contas da Casa de Cultura Água e Vida e Instituto de Promoção Social Água e Vida, feita pelos ex-presidentes das entidades, respectivamente, Denise Laura Xavier Veluchi e Luiz Martins Rubira. De acordo com ofício encaminhado pela CGU à Denise e Rubira, a denúncia foi enviada à Secretaria Executiva do órgão com recomendação de tratamento prioritário, pois envolve suspeita de atos ilícitos com verbas federais. No dia 14 de abril, o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Carlos Derman (PT), alvo de pedido de cassação junto com o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), na Câmara Municipal, exaltou que os contratos com as ONGs tinham sido aprovados pela CGU e, por isso, não possuíam qualquer ilegalidade. Para o líder do PT no Legislativo e relator da comissão que analisa o pedido de impeachment, vereador Edmílson Souza, não há qualquer temor da base governista de pressão para que os vereadores acatem a solicitação de investigação do prefeito, após a decisão do órgão federal. "A CGU, através do organismo dela, já viu o contrato e aprovou as contas. Ela vai ver os documentos que já viu e não encontrará nenhum problema." Por outro lado, o vice-líder do PPS na Câmara, vereador Ricardo Rui (PPS), entende que vai ser incomodo outros órgãos investigarem o prefeito e os parlamentares se omitirem dessa situação. "O papel é aceitar ou não a denúncia. Ninguém está condenando ele (Almeida) agora." Comissão - O presidente do diretório municipal do PPS, Adalmir Silva Abreu, terá que prestar depoimento na próxima segunda-feira à Comissão Especial do Legislativo. Ele é o autor do pedido de cassação do prefeito. Na quinta-feira passada, Adalmir não compareceu à reunião. Os vereadores têm até o dia 28 para fechar o relatório se vão aceitar a investigação de Almeida e, posteriormente, terão que conseguir o apoio de 20 dos 34 parlamentares para aprovar a decisão. A movimentação para a próxima semana por conta da votação do relatório é grande. Na última quinta-feira, à noite, o prefeito se reuniu com os presidentes dos partidos da base aliada pedindo apoio. Fontes dão conta que ocorrerá um ato em prol de Almeida na Câmara Municipal, na próxima quinta-feira, e que, no dia da votação do relatório, a ideia é lotar a Praça Getúlio Vargas de manifestantes. Já a Oposição deixaria cerca de 30 pessoas acorrentadas no plenário do Legislativo até que se acate a solicitação do PPS pela investigação de supostas irregularidades cometidas pelo prefeito.

3 comentários:

  1. O julgamento na Câmara é político, e em assim sendo, não há que se falar em justo, injusto, legal, ilegal, moral ou imoral, vale o poder de barganha, vale a chamada maioria, a famosa “base de sustentação” independente de como foi formada. Cabe a população e a sociedade organizada acompanhar; SEM PARCIALIDADE, SEM FORMAÇÃO DE JUIZO PRÉVIO, SEM A BUSCA POR HOLOFOTES OU MANCHETES DE JORNAIS, buscando tão somente a verdade dos fatos, uma vez que são independentes e não fazem parte da situação ou oposição, pelo menos é o que se espera da tão propagada SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA.

    ResponderExcluir
  2. Nos últimos dias uma série de denúncias sem fundamento apareceram em vários blogs anônimos ou de pessoas ligadas ao PSC, PPS e PSDB. A falta de identificação de quem faz as acusações demonstra que não há seriedade ou intenção de apuração real. É o denuncismo vazio, que procura desestabilizar a administração e tirar o foco das conquistas importantes que Guarulhos tem conseguido realizar.

    Além de mal escrito, o blog se baseia em acusações que não param em pé e que apresentam farta documentação que prova que elas não são verdadeiras.

    Alguns exemplos:

    - Acusação: Teriam sido sacados milhares de reais da conta da ONG Água e Vida na boca do caixa, através de cartões corporativos.

    Na verdade, os cartões nem sequer foram desbloqueados. Não existiu nenhum saque, apenas consultas de saldo e extratos. Veja a carta do gerente do banco e os extratos onde o cartão aparece como bloqueado:


    vejam documentos apresentados para CE e MP em:http://tentativadegolpeemguarulhos.blogspot.com

    - Convênios entre a ONG e a Secretaria de Saúde teriam sido assinados por uma pessoa que não poderia assinar (Sérgio Murilo Monteiro Coelho). Na realidade a ex-presidente que agora faz denúncias assinou documento autorizando o representante a assinar em nome da ONG. Veja a ata de Assembleia Geral Extraordinária, a cópia autenticada em cartório, e também Decreto que delega competências aos Secretários Municipais:

    vejam documentos apresentados para CE e MP em:
    http://tentativadegolpeemguarulhos.blogspot.com


    - Haveria um livro caixa com dados sobre desvio de verba em 2008. O que foi apresentado, porém, é algo bem diferente: o nome e o endereço do carimbo estão errados...precisa falar mais alguma coisa? Foram apresentados papéis qualquer, obviamente falsificados e sem nenhuma ligação com fatos concretos. Observe que falsificação grosseira:


    vejam documentos apresentados para CE e MP em:
    http://tentativadegolpeemguarulhos.blogspot.com


    - Sobre o Prefeito ser fiador da ONG, os documento comprovam que não existe ilegalidade:

    vejam documentos apresentados para CE e MP em:
    http://tentativadegolpeemguarulhos.blogspot.com

    - Quanto ao recebimento de salário por parte dos diretores:
    A referida remuneração é autorizada pelo estatuto da ONG e pela Lei 9790/99. O pagamento, relativo ao trabalho específico, foi regular e recebido por toda a diretoria (incluindo a ex-diretora que agora faz a denúncia. Leia o estatuto, abaixo:

    vejam documentos apresentados para CE e MP em:
    http://tentativadegolpeemguarulhos.blogspot.com


    - A respeito do recebimento de verbas públicas pela Casa de Cultura, as afirmações são completamente falsas, como atesta o documento abaixo. Na verdade a mulher do Prefeito presidiu o Instituto de Promoção Social Água e Vida, que não tinha convênio algum com a Secretaria da Saúde e tampouco recebia dinheiro do Programa Saúde da Família.

    vejam documentos apresentados para CE e MP em:http://tentativadegolpeemguarulhos.blogspot.com

    - A Casa de Cultura Água e Vida e o Instituto de Promoção social Água e Vida dividiam o mesmo endereço, embora tenham CNPJ separados. Não há qualquer vedação legal quanto a isso. As contabilidades das entidades eram feitas de forma totalmente separada.

    Mais do que apurar, as acusações visam denegrir e caluniar, O Prefeito, sua família e as pessoas citadas nas falsas acusações já constituíram advogados e estão tomando as providencias cabíveis judicialmente, não só para esclarecer a verdade, mas também para pedir a justa condenação da denunciante e seus associados.

    ResponderExcluir
  3. de: http://www.diariodeguarulhos.com.br

    Presidente do PPS não comparece perante Comissão Especial

    Rodrigo Sousa
    Da Redação


    Ao contrário do que afirmou na sexta-feira (23), o presidente municipal do PPS, Adalmir Silva Abreu, não compareceu hoje perante a Comissão Especial (CE) que está analisando as supostas provas de irregularidades apresentadas contra o prefeito Sebastião Almeida e seu vice, Carlos Derman. ;
    Abreu enviou um ofício para o presidente da comissão, Paulo Sérgio (PV), justificando o seu não comparecimento. Ele já havia sido convocado na semana passada e não compareceu, alegando não ter sido notificado.
    Ele também alega que estão querendo taxá-lo como o “patinho feio da história”. “Eu apenas protocolei o documento com a denúncia; eles (comissão) deveriam convocar a denunciante, ex-presidente da ONG para mais esclarecimentos”, disse.
    Porém, o presidente da comissão, Paulo Sérgio (PV), esclarece que o Regimento Interno da Casa caracteriza como denunciante a pessoa que protocolou o documento no Legislativo, neste caso Abreu. “Por enquanto somente o depoimento do denunciante interessa à comissão”, disse Sérgio.
    Para o relator da comissão, o vereador Edmilson Souza (PT), a ausência de Abreu confirma as suspeitas que têm se levantado de que as provas por ele apresentadas são frágeis e inconsistentes. “Tudo bem que a convocação lhe dá o direito de comparecer hoje, mas isso mostra que ele não tem segurança sobre o que fez”, disse Souza.
    O vereador Ricardo Rui (PPS) descarta que o presidente de seu partido não irá comparecer hoje. “É claro que é um jogo político, mas Abreu não tem nada a temer e estava se preparando melhor, pois sabe que será sabatinado, principalmente pela base governista”, disse Ricardo Rui.
    Mesmo que Adalmir não compareça amanhã os trabalhos da comissão devem continuar, declarou o líder do governo no Legislativo e membro da comissão, vereador Zé Luiz. “Esperamos que ele apareça, pois as denúncias são graves e ninguém está aqui para brincadeira. Agora, se ele não comparecer, continuaremos trabalhando e quarta-feira (28) entregaremos o relatório final, como estava previsto”, disse.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.