http://www.facebook.com/

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dissidente Guillermo Fariñas é detido pela 3ª vez nesta semana.

EFE
O dissidente cubano Guillermo Fariñas voltou a ser preso nesta sexta-feira na cidade de Santa Clara junto a outros 20 opositores, na terceira detenção do psicólogo e jornalista independente na semana, informaram à Agência Efe fontes da dissidência.

Poucas horas após ser libertado de sua segunda detenção, Fariñas voltou a sair às ruas com um grupo de dissidentes de Santa Clara para depositar flores em um monumento em homenagem a José Martí no 158º aniversário de seu nascimento.

Fariñas e os outros 20 dissidentes foram interceptados por agentes policiais que os detiveram.

Um correspondente da Efe constatou que Fariñas não ofereceu resistência à detenção.

No momento da detenção, um grupo de simpatizantes do Governo cubano repreendeu os dissidentes e também repórteres estrangeiros que estavam na região.

A maioria dos dissidentes detidos junto a Fariñas pertence a organizações dissidentes ilegais, disseram à Efe fontes opositoras de Santa Clara.

A detenção desta sexta-feira é a terceira de Fariñas desde quarta-feira.

Nesse dia, ele ficou detido por seis horas após participar de um protesto contra o despejo de uma mulher.

Já na quinta-feira voltou a ser preso quando se dirigia com outros opositores a uma estação policial para averiguar a situação de um dissidente detido.

Após permanecer 18 horas preso, Fariñas declarou na manhã desta sexta-feira à Agência Efe que um policial lhe advertiu que voltariam a prendê-lo se saísse às ruas com outros dissidentes.

No ano passado, Fariñas fez uma greve de fome de mais de quatro meses após a morte do opositor preso Orlando Zapata Tamayo, para exigir a libertação de prisioneiros políticos doentes.

Encerrou a greve em 8 de julho, depois que o Governo cubano anunciou seu compromisso de libertar 52 dissidentes do Grupo dos 75, condenados em 2003, após um inédito diálogo iniciado em maio passado com a Igreja Católica.

Fariñas recebeu em 2010 o prêmio Sakharov do Parlamento Europeu, por seu trabalho em defesa dos direitos humanos e das liberdades.

Fonte: Uol Noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.