http://www.facebook.com/

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Emparedado

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Reunida ontem para discutir o saldo do rateio de posições no governo de Dilma Rousseff, a cúpula do PMDB encarregou o presidente do partido e vice da República, Michel Temer, de transmitir à petista a insatisfação da sigla, surpreendida por sucessivos anúncios de perda de espaço na máquina federal.
A expectativa dos peemedebistas era a de que Temer se manifestasse logo na primeira reunião de coordenação do governo, com início marcado para o final da tarde de ontem. Quando alguém lhe perguntou se o vice de fato cumpriria o papel de porta-voz do PMDB diante de Dilma, um cacique não titubeou: "Ah, ele vai, sob pena de perder o controle do partido".


--------------------------------------------------------------------------------

Em série Depois de perder postos na Saúde e o comando dos Correios para o PT, o PMDB recebeu a informação de que o próximo a rodar seria Alexej Predtechensky, diretor-presidente do Postalis, o fundo de pensão dos Correios. Sua ligação é com a família Sarney.

Os nossos Os peemedebistas, que com uma ou outra exceção ignoraram as posses dos ministros do PT, compareceram em peso às dos correligionários Edison Lobão (Minas e Energia), Garibaldi Alves (Previdência) e Pedro Novais (Turismo).

Retrato falado Secretário-executivo da Previdência, Carlos Eduardo Gabas arrancou risos da plateia ao batizar de "dupla gagá" sua parceria com Garibaldi.

Não para Do presidente do PT, José Eduardo Dutra, sobre o longo discurso de posse de Alexandre Padilha na Saúde: "Ministro twiteiro @padilhando fez discurso de 140000000000000000000 00000000000000000000 0000000 caracteres".

Em todas Ninguém marcou presença em tantas posses como Paulo Maluf (PP-SP). Antes de se jogar na maratona brasiliense, o deputado já havia prestigiado a cerimônia que marcou o início da nova temporada de Geraldo Alckmin (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes.

Inspiração Sobre a mesa do gabinete de Dilma estava ontem o livro "Bachelet en Tierra de Hombres", da jornalista Patricia Politzer.

Sujou Com dois projetos exigindo ficha limpa para secretários, a Assembleia paulista já analisa novo texto, do tucano Orlando Morando, proibindo a contratação até de assessores de deputados com condenação por colegiado.

Eu não O tucano Carlos Bezerra, suplente de deputado federal, vai declinar se for chamado a ocupar a cadeira como "tampão". Líder do PSDB na Câmara paulistana, ele foi eleito deputado estadual e assume o cargo definitivamente em março. Com a recusa, abriria caminho no Congresso para Raimundo Sales (DEM).

A regra... A polêmica que envolve a convocação de suplentes preocupa o PSDB também quanto a seu poder de fogo na nova legislatura. Se a Câmara desconsiderar o entendimento do STF que privilegia o partido e não a coligação, a eventual desidratação da bancada em fevereiro deixaria a sigla em maus lençóis para manobras de obstrução.

...é clara? É que o regimento da Casa confere prerrogativas a legendas com mais de 52 deputados, entre elas a verificação de quórum em votações. Como foram eleitos 53 tucanos, se dois deles derem seus lugares a políticos de outras siglas com as quais se aliaram na eleição, o uso do recurso ficaria impossibilitado.

Precursor Antonio Patriota (Relações Exteriores) desembarca na Argentina no próximo dia 10. Vai acertar os detalhes da primeira viagem internacional de Dilma, provavelmente entre os dias 25 e 30.


--------------------------------------------------------------------------------
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"O Brasil tem muitos Pelés na política. Mas o importante mesmo é que eles joguem bem e que o juiz seja honesto."
DE DUARTE NOGUEIRA, futuro líder do PSDB na Câmara, sobre entrevista em que o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, recomenda à oposição não se animar, pois o PT agora tem "um Pelé na reserva", a saber, Lula.

contraponto

A modéstia me impede...

No discurso com o qual se despediu ontem do cargo de ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel teceu rasgados elogios à equipe que o acompanhou desde 2007. Dirigindo-se a seu antecessor, Miguel Rossetto, afirmou em tom convicto:

-Eu acho, Miguel, que consegui no ministério uma coisa que você não conseguiu....

Rossetto estranhou, e o outro então completou:
-Tive secretário-executivo melhor que o ministro!

Para entender: Cassel ocupou o posto número dois na época em que Rossetto respondia pela pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.