http://www.facebook.com/

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

No 2º dia fora do poder, Lula ‘reaprende’ a ler jornal.

Marcello Casal/ABr


Lula, como se sabe, não suporta jornais. O noticiário azeda-lhe o suco gástrico, atiçando a azia.

Até a semana passada, tinha a assessoria para filtrar as manchetes que, sorvidas com o pão, compunham sua ração matinal de malmequeres.

Quando lhe dava na telha, refugava até essa dose mínima de informação malsã. Não precisava dos vira-letras.

Eles, sim, dependiam dele para pintar as folhas. Páginas que, antes da hora do almoço, embrulhariam o peixe e forrariam a gaiola do canário.

Nesta segunda (3), decorridas as primeiras 48 horas de abstinência de poder, Lula não resistiu. Na surdina, espiou as notícias.

Estava entre quatro paredes. Porém, um personagem com nome de ex-presidente –Itamar— testemunhou o impensável.

Itamar se autodefine como “quebra-galho”. Não se sabe que galhos quebrou no apartamento de Lula. Mas, na saída, revelou-se um informante frutífero.

Contou ter cruzado com um Lula de bermudas, camiseta e havaianas. Além de “reaprender” a ler jornais, o ex-todo-poderoso assistiu televisão.

Acompanhavam-no apenas a mulher, Marisa, e um dos filhos, Marcos Cláudio. Ela preparou-lhe o almoço: arroz, feijão e pastéis.

Segundo segredou Itamar, Lula queria ir a uma localidade onde houvesse praia. A chuva que encharca São Bernardo há dias o fez dar meia-volta.

Até a semana passada, ainda como rei da cocada, talvez mandasse religar o Sol. Agora, porém...

As portas já não se abrem à sua frente, o avião não está mais no hangar, a sala de casa encolheu e os horizontes da janela se encurtaram.

Bem verdade que a lei lhe assegura staff mínimo de auxiliares e seguranças. Salvou o carro oficial. Mas –que diabo!— as primeiras páginas só falam de outra pessoa.

O lero-lero de “desencarnar” não deve durar muito tempo. Logo, logo Lula convoca os jornalistas.

Fará como Richard Nixon que, depois de amargar dois reveses eleitorais na Califórnia, reuniu a imprensa.

Impedido de chegar ao governo do Estado, Nixon retirou-se da política. Disse aos repórteres: “Vocês não terão mais Richard Nixon para chutar”.

Com Lula será diferente. Repetirá que não deixou a política. Dirá que tem muito a fazer pelo Brasil e pelo mundo.

Rogará aos jornalistas: me pendurem nas manchetes, falem mal de mim. Vocês ainda terão Lula para chutar durante muitos anos.

Escrito por Josias de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.