http://www.facebook.com/

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"Internet é democracia e não pode ser controlada", diz Al Gore.

Cristiano Sant'Anna/Indice.com/campuspartybrasil/Flickr

Al Gore fala na Campus Party hoje, que acontece nesta semana no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo
CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

"Defendam a internet. Ela não pode ser controlada por governos ou grandes corporações. A internet é do povo."

Essa foi uma das frases do ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore durante sua breve apresentação durante o segundo dia da Campus Party, evento de tecnologia e entretenimento que acontece até domingo em São Paulo.

Durante seu discurso, Al Gore afirmou que a internet traz a democracria à vida real e que a neutralidade da rede deve continuar.

"A forma como se usam as ferramentas tecnológicas é absolutamente importante. Sigam seus corações e mantenham os sonhos das pessoas vivos, não deixem que a rede seja controlada", afirmou.

A discussão vem em um momento em que a neutralidade da internet é questionada, inclusive por iniciativas de empresas globais sobre a possibilidade de priorizar conteúdo de acordo com a vontade do usuário no momento.

Outra forma de interferência também apontada pelos especialistas é o bloqueio da rede por companhias de telefonia ou acesso à internet como forma de "proteger" a rede e evitar o consumo de banda.

Sob a ótica dos especialistas, todo conteúdo e toda navegação deve ser tratada da mesma forma, sem privilégios ou proibições e sem interferências

O tema também foi abordado por Tim Berners-Lee, um dos criadores da rede, que também participou do painel.

"Quando alguém tentar impedir que vocês acessem um conteúdo, protestem. Em paz, mas protestem", disse Berners-Lee.

As formas podem ser diferentes, segundo ele. Pode envolver desde protestos silenciosos, como posts em blogs e no Twitter ou também ganhar proporções maiores, como reclamar com a companhia telefônica que bloquear o acesso, por exemplo.

"Essas são revoluções silenciosas que ganham as ruas", afirmou.

Um comentário:

  1. A internet é a autentica TRIBUNA do povo!
    Dos que não se deixam cooptar pelos poderosos, dos que não se amedronta diante do ranger de dentes dos que não admitem que lhes apontem as feridas, dos que enfrentam sem temor os asseclas do "poder"; poder desvirtuado de suas finalidades. A internet é a TRIBUNA que permite quem não dispõem das concessões dos meios de comunicações; muitas delas concedidas através do compadrio escuso, denunciar e enfrentar os criminosos travestidos de administradores públicos, governantes e toda laia de vadios que se dão ao furto da coisa pública e que infestam nosso país. Através da internet livre podemos enfrentar os que acumulam fortunas sabemos lá como, ou os que se apoderam do poder sabemos muito bem como.
    A maior honra do homem reside na coragem de sacrificar seus maiores bens, ou seja, sua liberdade ou sua vida na defesa de um ideal justo, sendo que a maior desonra do homem é a covardia diante dos canalhas que dispõem, apenas do poder e do patrimônio para lhes intimidar.

    Francisco Brito

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após aprovado pelo moderador. Aceitamos todas as críticas, menos ofensas pessoais sem a devida identificação do autor. Obrigado pela visita.